Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

No Dia da Amazônia, Estado de Rondônia reforça projetos de preservação e sustentabilidade


No Dia da Amazônia, Estado de Rondônia reforça projetos de preservação e sustentabilidade  - Gente de Opinião

O Dia da Amazônia é celebrado anualmente em 5 de setembro para conscientizar as pessoas sobre a importância desse bioma. Neste dia, o Estado de Rondônia através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região atuando através do comprometimento com o meio ambiente, estimulando a conscientização das pessoas por soluções coletivas para a proteção da floresta amazônica.

A Amazônia rondoniense tem sido cuidada de forma contundente pelo Estado com ações de preservação das riquezas hídricas, em áreas de preservação com vasta fauna e flora, com fortalecimento ao meio ambiente. Nesse sentido, o Estado está comprometido com a proteção e o desenvolvimento sustentável, realizando projetos e ações verdes pelo bem-estar das florestas.


AÇÕES CLIMÁTICAS

Na proposta de desenvolver projetos para o monitoramento do ecossistema, o Estado de Rondônia realizou a assinatura do Memorando de Entendimento com Aliança Internacional para a Biodiversidade (Alliance of Bioversity International) e o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), para promover o desenvolvimento de informações no monitoramento de ecossistemas, cobertura e uso da terra, bem como de fenômenos hidroclimáticos. A oficialização do documento foi realizada no formato virtual com a participação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA).

A colaboração entre o Estado e o SERVIR-Amazônia tem o intuito de reduzir os impactos ambientais, econômicos e sociais de questões sensíveis ao clima relacionadas a incêndios e às secas, e outras problemáticas que possam afetar os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade da região.

Outro projeto implantado pelo Estado de Rondônia foi o Fórum de Mudanças Climáticas, realizado em 2022. O evento apresentou os resultados alcançados na implementação da política ambiental do Estado, e a proposta de agenda para 2022.


UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

Em 2021, o Estado, com ações da Coordenadoria de Unidades de Conservação da Sedam (CUC), desenvolveu atividades para coordenar o trabalho de preservação, manejo e sustentabilidade de áreas protegidas. Dentre as iniciativas estão: encontros de conselhos das áreas de preservação e parques ambientais; eleição de conselhos consultivos; convocação de membros para compor conselhos consultivos das Áreas de Proteção Ambiental (APA). Os conselhos consultivos são os principais instrumentos de relacionamento entre a Unidade de Conservação e a população local


PROJETO “REDD +”

O Projeto de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD), na Reserva Extrativista Estadual Rio Preto Jacundá, em Machadinho do Oeste, cujos beneficiários são os próprios moradores da unidade de conservação. O contrato foi assinado entre a empresa Biofílica e a entidade representante dos moradores da própria reserva, a Associação Asmorex, com intervenção do Estado de Rondônia.


RIO CAUTÁRIO

O Projeto de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) se encontra em processo na Reserva Extrativista Estadual Rio Cautário, em Costa Marques. O contrato foi assinado pela empresa Permian Global e a comunidade tradicional, com intervenção do Estado de Rondônia.

Dentre os objetivos gerais do projeto, estão estabelecer condições para efetiva proteção e conservação da vegetação, biodiversidade e integridade ecológica da reserva extrativista, promovendo o uso sustentável dos seus recursos, evitando assim emissões de carbono, oriundas de desmatamento e degradação florestal.


COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Com o aporte financeiro da compensação ambiental, o Estado de Rondônia realizou a construção e reforma de bases de apoio em unidades de conservação, viabilizando a implantação de duas agroindústrias, sendo uma de farinha e outra de beneficiamento de polpas de açaí. Também foram construídos poços artesianos para o fornecimento de água potável aos extrativistas, entre outras ações.



MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE

Com ações voltadas para monitorar a biodiversidade e avaliar as respostas de populações ou ecossistemas, CUC realizou a coleta de dados do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade nas Unidades de Conservação e Parque Estaduais de Rondônia. A iniciativa possui apoio do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e atualmente é realizado em oito Unidades de Conservação (UC) do Estado de Rondônia. O programa realizou o monitoramento participativo da biodiversidade e promoveu o envolvimento socioambiental ao fortalecimento da biodiversidade em UC da Amazônia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)