Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Nível das águas do Madeira ainda não representa riscos



Porto Velho está sob “Período de Alerta” desde a última sexta-feira, 25, por causa do aumento do nível do rio Madeira. O alerta decretado pelo prefeito Roberto Sobrinho tem vigência de 90 dias, mas de acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, Reinaldo da Silva, essa é uma medida de praxe toda vez que o nível do rio oscila entre 14 metros a 15 metros.

No último final de semana o nível ficou em 15,50 metros. “Esse Período de Alerta funciona na realidade mais como uma medida preventiva do que como receio de que venha ocorrer algum sinistro. E apesar dessa subida do rio a situação continua sob controle. Não foi registrada nenhuma anormalidade, tanto que mesmo com o nível do rio subindo, as famílias que residem em áreas de risco ainda não foram afetadas”, explicou o coordenador da Defesa Civil.

Para evitar qualquer surpresa, Reinaldo da Silva, informou que desde janeiro de 2007, a Defesa Civil de Porto Velho monitora diariamente a oscilação do nível das águas do rio Madeira. É com base nesse acompanhamento que a Comdec monta seu plano de contingência para agir em caso de necessidade. “Por experiência, sabemos que a situação passa a ficar crítica, mesmo, é quando o nível chega na casa dos 16 metros, que não é o caso neste momento. E se o nível do rio continuar subindo, a expectativa este ano é de que os danos e transtornos sejam menores do que nos invernos anteriores”, disse.

Essa expectativa, segundo o coordenador, é em função da retirada, pela prefeitura, de 960 pessoas que moravam nas áreas de risco da Baixa da União e do bairro Triângulo, em dezembro do ano passado, na Operação Sai D’Água, coordenada pela secretaria municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), na qual foram remanejadas 240 famílias para os apartamentos doados pela prefeitura, no conjunto habitacional do bairro Triângulo.

fonte: Joel Elias

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)