Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MUTIRÃO ALERTA MORADORES DE NOVA MUTUM PARANÁ SOBRE OS RISCOS DAS QUEIMADAS


 
Nova Mutum Paraná, situada a 110 quilômetro de Porto Velho, foi contemplada com mutirão de sensibilização contra as queimadas realizado pela Subsecretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) com o apoio do Observatório Ambiental Jirau e da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau.

A equipe multidisciplinar da Sema realizou visita de casa em casa para informar os moradores sobre os prejuízos provocados pelas queimadas nos aspectos econômico, social, ambiental e também de saúde. Além de sensibilizar a população, os técnicos alertaram sobre a Lei Municipal 138/2001, que define o ato de queimar como crime ambiental passível de multa que varia de R$ 70,00 a R$ 100 mil.
De acordo com a Diretora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas da Sema, Adirleide Dias dos Santos, a Prefeitura e seus parceiros estão trabalhando para que Porto Velho saia da condição crítica em relação às queimadas. “O primeiro passo é informar e conscientizar. Caso não funcione, entram em cena a fiscalização e autuação”, explicou.

As tratativas para que Nova Mutum Paraná entrasse no cronograma de atividades sobre educação ambiental da Sema foram realizadas pelo Observatório Ambiental Jirau. Para a Coordenadora de Campo da instituição, Sirley Camacho, a ação traz um grande reforço na prevenção às queimadas. “O trabalho de sensibilização da população deve ser constante, pois a cada ação mais moradores despertam para o problema, o que é um grande avanço”, destacou.

Conforme informações do Setor de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, a Empresa deu todo o apoio logístico à Sema durante o mutirão. A ação dá prosseguimento à campanha de prevenção e combate às queimadas promovida desde o fim de maio pela ESBR, Observatório Jirau, lideranças da comunidade e outros parceiros. Além de uma blitz educativa na BR-364, foi realizada uma programação específica na semana do meio ambiente junto às escolas. As ações contra as queimadas na região da UHE Jirau, incluindo Nova Mutum Paraná, seguem até setembro.

Como empresa socioambientalmente responsável, a ESBR realiza ações de preservação da natureza e desenvolvimento da comunidade. Neste processo elabora constantemente atividades de sensibilização, buscando conscientizar as pessoas sobre como podem ser protagonistas e contribuir para o bem-estar do meio em que vivem. Exemplos desta atuação podem ser verificados nas ações que tem desenvolvido contra as queimadas. “No mês de junho, a ESBR realizou em parceria com outras instituições blitz de conscientização, envolvendo as crianças de Nova Mutum Paraná, além de diálogos sobre o tema com os empregados e apoio ao mutirão desenvolvido pela Sema. Para garantir a sustentabilidade das nossas ações é fundamental que todos estejam engajados e alinhados, por isso a participação de cada um é tão importante”, contou Veríssimo Neto, Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia.

Os moradores de Porto Velho, caso avistem algum foco de queimada, devem acionar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo 0800 647 1320 ou 69 9.9374-8556 (WhatsApp).

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat