Segunda-feira, 15 de junho de 2015 - 17h09
Como parte das atividades de encerramento da 3ª Semana Nós Ambiente (Sena), promovida pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, alunos da rede pública de ensino realizaram um plantio participativo em uma Área de Preservação Permanente (APP), entre as Avenidas Calama e Abunã.
Durante a ação foram plantadas aproximadamente 100 mudas nas margens do Canal dos Tanques, espécies como jatobá, tento, moringa, cacau, ipê-roxo e angelim de saia. "O nosso projeto está sendo executado em etapas. A primeira é os igarapés, em seguida serão os espaços públicos e por fim as avenidas do centro. São espécies nativas e exóticas habitáveis ao clima de Porto Velho, um clima amazônico. Este é um processo tecnicamente embasado que com certeza vai deixar nossa cidade mais bonita com mais qualidade de vida", comentou Edjales Benício, secretário da Sema, ao explicar a escolha dos tipos plantados.
Todas as mudas são oriundas do viveiro municipal, que hoje tem capacidade de produção de mais de 50 mil mudas de 60 espécies. “A nossa meta é fazer com que o viveiro produza anualmente quatrocentas mil unidades”, completou.
A proposta de fechar a Sena com o plantio envolvendo estudantes teve como objetivo a educação ambiental e uma reflexão sobre a importância da arborização. Vitória Silva, de 15 anos, recebeu toda a orientação necessária dos técnicos da Sema para fazer o plantio de forma correta. Para a estudante, uma pequena colaboração para o meio ambiente. “Eu achei muito interessante, aprendi na prática como lidar com a natureza”, disse a adolescente.
A Secretaria trabalha para plantar até o final do ano 16 mil árvores, mas o principal desafio é a evolução das mudas. “Infelizmente temos uma perda de 40% das mudas plantadas por vandalismo, a ideia é formar uma nova geração de portovelhenses que tenham consciência sobre os benefícios para todos”, comentou Edjales.
Fonte: Renata Beccári
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p