Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MORTANDADE DE JACARÉS


 
Mortandade de jacarés atende ao 
comércio clandestino de carne animal


AGÊNCIA AMAZÔNIA (*)

MANAUS – A reserva de Piagaçu-Purus, a 360 quilômetros a oeste de Manaus, perdeu na semana passada 740 jacarés, mortos supostamente por comerciantes clandestinos da carne dessa espécie. Fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) confiscaram cerca de oito toneladas de corpos de jacarés salgados e com pele, encontrados na reserva. "Estamos surpresos e chocados", disse a diretora do instituto, Aldenira Queiroz. "Isso indica que existe uma operação comercial de grande escala." O Ipaam apurou que a carne seria vendida para consumo humano no Pará. Possivelmente seja agora incinerada. A pele, a parte mais valiosa do corpo do animal, foi abandonada nos rios.

Ambientalistas disseram que a reserva é o campo de caça favorito de políticos locais e ricos homens de negócios. A caça de jacarés é proibida no Brasil por lei federal, apesar de especialistas 

MORTANDADE DE JACARÉS - Gente de Opinião

jacarés em bando: DONIZETE OLIVEIRA/AGÊNCIA AMAZÔNIA

alertarem que existe superpopulação em algumas áreas, entre as quais parte do Pantanal Mato-Grossense.

Mergulho com pulmões deslocados

Na ausência de barbatanas, os jacarés mergulham, sobem à superfície, ou rodam sobre si deslocando os pulmões da frente para trás, ou lateralmente, descobriram dois investigadores norte-americanos. "Isso permite-lhes navegar num ambiente aquático sem criar muitas perturbações", explicou Todd Uriona, da Universidade do Utah.

Ele acrescenta que "esse fator é de certo muito importante quando se tentam aproximar de uma presa, sem produzir ondas". Segundo Uriona e Coleen Farmer, co-autor do estudo cujos resultados são publicados na revista britânica Jornal de Biologia Experimental, outros anfíbios, tais como os crocodilos, algumas salamandras e as tartarugas, têm provavelmente propriedades pulmonares similares.

(*) Com Reuters e Lusa

 Fonte: Agência Amazônia é parceira do Gentedeopinião

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de ciência cidadã com jovens ribeirinhos inicia novo ciclo de  atividades no rio Madeira

Projeto de ciência cidadã com jovens ribeirinhos inicia novo ciclo de atividades no rio Madeira

A bacia amazônica é o maior sistema de água doce do mundo, e sua compreensão é enriquecida quando a pesquisa é feita por quem vive às suas margens.

Tecnologia e Natureza: estudo brasileiro utiliza sensores de baixo custo para monitorar purificação do ar por plantas

Tecnologia e Natureza: estudo brasileiro utiliza sensores de baixo custo para monitorar purificação do ar por plantas

Um novo estudo publicado no capítulo "Eletrônica Educacional: Uso de sensores para estudo do monitoramento de purificação do ar por plantas" revela

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)