Quinta-feira, 21 de junho de 2012 - 15h13
Os moradores da Vila Nova Teotônio estão realizando o plantio de legumes, verduras e frutas nos quintais de suas casas. As famílias já plantavam para consumo próprio jiló, pimentão, coentro, abóbora, melancia e mandioca, porém, queriam aumentar a produção e melhorar sua qualidade.
Nasceu então o projeto “Meu quintal, meu supermercado”, apoiado pela Santo Antônio Energia e que já conta com a participação de 12 famílias.
As famílias recebem assessoria técnica, desenvolvem novas formas de plantio, acrescentam sementes, realizam a produção de mudas em bandejas, fazem a adubação, além de outros cuidados especiais com as plantas. As informações são compartilhadas pela equipe de Assistência Agronômica da Santo Antônio Energia. “Incentivamos a diversificação da produção para que as famílias não precisem se deslocar até a cidade para a compra de alimentos que podem ser obtidos com o cultivo e o aproveitamento do terreno do reassentamento. Além disso, trocamos ensinamentos e métodos naturais para o controle de pragas e doenças como, por exemplo, o que utiliza água, extrato de fumo e sabão para combater pulgões, grilos, lagartas e moscas”, informa a Assistente Técnica Ambiental do programa, Priscila Ortiz. As famílias participantes receberam também calcário, para a correção da acidez do solo, e adubo orgânico.
Os resultados já estão aparecendo. As famílias estão colhendo salsinha, alface, tomate, almeirão, coentro, rúcula, rabanete e estão tendo sucesso no plantio de frutas como abacaxi, mamão, limão, laranja, cupuaçu e goiaba. Maria das Graças de Souza, de 60 anos, é uma das participantes e incentivadoras do projeto. Ela mora na Vila Nova Teotônio com o marido e o filho de 24 anos. “O trabalho e a parceria são maravilhosos porque garantem o sucesso da minha produção. Aprendi a semear nas bandejas e já sei a maneira correta de molhar as plantas. Agora me dedico bastante à horta que é uma atividade muito prazerosa”, declara a moradora. Se outras famílias se interessarem, o projeto pode ser ampliado para outras famílias moradoras da Vila Nova Teotônio.
Vila Nova Teotônio
A Vila Nova Teotônio foi construída especialmente para as pessoas que residiam na Cachoeira de Teotônio. Na vila vivem atualmente 48 famílias que estão desenvolvendo projetos na área de turismo, lazer, artesanato e culinária. O local possui espaços para esporte, lazer, passeios em bosques e restaurantes com comidas típicas. A Associação dos Moradores está desenvolvendo outras parcerias para divulgar e levar visitantes para conhecer e desfrutar de momentos de tranqüilidade às margens do rio Madeira.
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista
O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)