Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Monitoramento de peixes é permanente na Hidrelétrica Santo Antônio


Gente de Opinião


A Santo Antônio Energia, responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, no rio Madeira, em Porto Velho, desenvolve o Programa de Conservação da Ictiofauna, previsto no Projeto Básico Ambiental, onde são realizadas ações de monitoramento e pesquisas relacionadas à conservação de peixes.

A nota “Pesquisadores divulgam resultado de estudo sobre impactos das usinas hidrelétricas na reprodução de bagres”, divulgada pela assessoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir), sugere que a construção da hidrelétrica teria afetado a desova e reprodução destes animais.

A informação utilizada está relacionada aos dados obtidos no período de 2009 e 2010, anterior a formação do reservatório da Hidrelétrica Santo Antônio, o que era apenas uma previsão, que não se concretizou. O próprio estudo, inclusive realizado com investimento da Santo Antônio Energia na época, mostra que as larvas e jovens deste gênero já ocorriam em baixa abundância em todo o antigo trecho de corredeiras do rio Madeira antes da formação do reservatório.

Atualmente, dados recentes do monitoramento constatam a presença de larvas de douradas e outras espécies deste gênero em quase todos os pontos de monitoramento, o que indica que a reprodução está ocorrendo de forma natural, e o Sistema de Transposição de Peixes da hidrelétrica - construído para permitir a subida destes animais no período de piracema vem se mostrando efetivo. Estas informações são periodicamente submetidas ao Ibama, que é o órgão responsável pelo licenciamento ambiental da hidrelétrica.

Fonte: José Carlos Sá

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat