Segunda-feira, 29 de setembro de 2008 - 17h02
Flávia Vilela
Agência Brasil
Rio de Janeiro - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou hoje (29) durante a 12ª Semana de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que metade dos planos de manejo existentes no país é ilegal.
"Metade dos planos de manejo estaduais, sobretudo no Mato Grosso e Pará, é fajuto. Criou-se um mercado paralelo de venda de crédito de madeira", disse o ministro.
Segundo Minc, vários pedidos de planos de manejo foram aprovados por autoridades locais, sem critério e sem qualificação, dando crédito para algumas pessoas mal-intencionadas movimentarem determinada quantidade de metros cúbicos.
"A cada coisa que você cria para o bem, alguém inventa um atalho para o mal, forçando assim maior rigor na fiscalização", completou Minc.
O plano de manejo é uma alternativa para a exploração sustentável da floresta. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação
(SNUC), é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas do uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.
Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)