Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Menores macacos das Américas são resgatados


Menores macacos das Américas são resgatados - Gente de Opinião

Dois grupos de macacos da espécie Cebuella pygmaea foram resgatados durante as atividades do Programa de Conservação de Fauna da Santo Antônio Energia. Os micos-leõezinhos, como são conhecidos popularmente na região, são os menores macacos das Américas e também a segunda menor espécie de macaco do mundo, chegando a ter apenas 15cm de tamanho, já na fase adulta.

Para garantir a eficácia da soltura de animais tão pequenos, um sistema de monitoramento por telemetria foi utilizado. O monitoramento funciona a partir da emissão de ondas de rádio que permitem identificar a localização dos animais em um raio de até 100 metros de distância. As fêmeas, que lideram os bandos, receberam os colares com os emissores de ondas de rádio necessárias para o acompanhamento.

O primeiro grupo, com 5 macacos, foi solto na região do Igarapé Transual, na margem esquerda do rio Madeira, e o outro grupo, com 9 macacos, foi levado para a região próxima à Ilha do Búfalo, também na margem esquerda do Madeira. A soltura dos dois grupos foi bem sucedida.

 

Menores macacos das Américas são resgatados - Gente de Opinião


Em três anos das ações de resgate de animais na área da implantação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, a equipe de fauna da Santo Antônio Energia já resgatou e devolveu mais de 81 mil animais. Todo o processo é acompanhado por uma equipe técnica de biólogos e médicos veterinários, conta com bases de apoio de campo nos locais de resgate e também com as estruturas do maior Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do país.

O Cetas, instalado no campus da Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, representa um investimento de R$ 5 milhões e atende às condicionantes do Ibama para a instalação do empreendimento.


Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: José Carlos Sá
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat