Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 - 07h15

Dois grupos de macacos da espécie Cebuella pygmaea foram resgatados durante as atividades do Programa de Conservação de Fauna da Santo Antônio Energia. Os micos-leõezinhos, como são conhecidos popularmente na região, são os menores macacos das Américas e também a segunda menor espécie de macaco do mundo, chegando a ter apenas 15cm de tamanho, já na fase adulta.
Para garantir a eficácia da soltura de animais tão pequenos, um sistema de monitoramento por telemetria foi utilizado. O monitoramento funciona a partir da emissão de ondas de rádio que permitem identificar a localização dos animais em um raio de até 100 metros de distância. As fêmeas, que lideram os bandos, receberam os colares com os emissores de ondas de rádio necessárias para o acompanhamento.
O primeiro grupo, com 5 macacos, foi solto na região do Igarapé Transual, na margem esquerda do rio Madeira, e o outro grupo, com 9 macacos, foi levado para a região próxima à Ilha do Búfalo, também na margem esquerda do Madeira. A soltura dos dois grupos foi bem sucedida.
![]() |
Em três anos das ações de resgate de animais na área da implantação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, a equipe de fauna da Santo Antônio Energia já resgatou e devolveu mais de 81 mil animais. Todo o processo é acompanhado por uma equipe técnica de biólogos e médicos veterinários, conta com bases de apoio de campo nos locais de resgate e também com as estruturas do maior Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do país.
O Cetas, instalado no campus da Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, representa um investimento de R$ 5 milhões e atende às condicionantes do Ibama para a instalação do empreendimento.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)