Segunda-feira, 26 de maio de 2008 - 22h15
A auditoria ambiental na visão européia foi o tema apresentado pelo membro e ex presidente do Tribunal de Contas Europeu, Hubert Weber. Durante sua apresentação ele expôs a preocupação dos países da União Européia com as questões ambientais daquele continente e do restante do mundo.
Weber ressaltou o comprometimento de âmbito mundial com os problemas ambientais e com o desenvolvimento sustentável. Ele afirmou que as instituições públicas de controle podem desempenhar um papel importante para que se obtenha os efeitos desejados.
Na sua explanação, o membro do TC europeu informou que os auditores de meio ambiente se mantém atentos aos desmandos governamentais nesta área e disse que é fundamental que todas as instituições públicas de controle colaborem entre si para manter o controle público.
Hubert Weber ressaltou o trabalho do grupo de trabalho que foi criado para colaborar w criar redes de auditoria ambiental pública. Dentro deste trabalho, já foram realizadas duas mil auditorias para verificação da questão de tratamento de água.
Outras questões de grande preocupação e que foram objeto de fiscalização foram com relação aos gastos agrícolas, as cooperativas de pesca, tratamento dos resíduos de água e, ainda, trabalho desenvolvido em função do acidente nuclear de Chernobyl.
Weber também parabenizou a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em realizar este evento, como forma de chamar a atenção não só do Brasil, mas de todos os países, sobre o fato da preservação do meio ambiente, criando mecanismos de desenvolvimento sustentável.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama
A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira
Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)