Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Membro do TC Europeu mostra o trabalho de auditoria ambiental no continente



A auditoria ambiental na visão européia foi o tema apresentado pelo membro e ex presidente do Tribunal de Contas Europeu, Hubert Weber. Durante sua apresentação ele expôs a preocupação dos países da União Européia com as questões ambientais daquele continente e do restante do mundo.

Weber ressaltou o comprometimento de âmbito mundial com os problemas ambientais e com o desenvolvimento sustentável. Ele afirmou que as instituições públicas de controle podem desempenhar um papel importante para que se obtenha os efeitos desejados.

Na sua explanação, o membro do TC europeu informou que os auditores de meio ambiente se mantém atentos aos desmandos governamentais nesta área e disse que é fundamental que todas as instituições públicas de controle colaborem entre si para manter o controle público.

Hubert Weber ressaltou o trabalho do grupo de trabalho que foi criado para colaborar w criar redes de auditoria ambiental pública. Dentro deste trabalho, já foram realizadas duas mil auditorias para verificação da questão de tratamento de água.

Outras questões de grande preocupação e que foram objeto de fiscalização foram com relação aos gastos agrícolas, as cooperativas de pesca, tratamento dos resíduos de água e, ainda, trabalho desenvolvido em função do acidente nuclear de Chernobyl. 

Weber também parabenizou a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em realizar este evento, como forma de chamar a atenção não só do Brasil, mas de todos os países, sobre o fato da preservação do meio ambiente, criando mecanismos de desenvolvimento sustentável.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat