Domingo, 21 de junho de 2009 - 16h33
Primo de Chico Mendes ensina utilidade de ervas da Amazônia.
Seringueiro, ele diz que chegou a viver um ano sozinho na floresta
Dennis Barbosa Do Globo Amazônia, em Xapuri (AC)
A Amazônia abriga uma variedade incontável de plantas úteis para fins medicinais e cotidianos. O Globo Amazônia saiu para uma volta na floresta com Nilson Mendes, seringueiro e primo de Chico Mendes, que vive no Seringal Cachoeira, em Xapuri (AC), e conheceu alguns destes tesouros da floresta.
Andando pela trilha, a cada poucos minutos o experiente mateiro encontra alguma planta com utilidade para o ser humano. “Essa aqui serve para lavar panela”, diz, esfregando na mão uma grande folha áspera, que na região é conhecida como torém-de-lixa. “O pessoal usa quando não tem palha de aço”, explica.
Um pouco mais à frente pega uma pequena fruta verde, o tucumã, e a quebra com um aperto das mãos. Dentro, além de água para matar a sede, há um tipo de carne, como a do coco, que pode ser comida. “É por isso que os macacos adoram”, conta Nilson, que certa vez se meteu na mata e ficou um ano inteiro vivendo do que a floresta oferece. “Você pira nessa mata”, relembra a experiência.
![]() |
Dentro do tucumã há, além de água pronta para beber, uma carne similar à do coco. (Foto: Dennis Barbosa/Globo Amazônia) |
Até plantas com aplicações engraçadas, como o cipó-engana-patrão, o seringueiro encontrou pelo caminho. Diz a lenda que funcionários de fazendas e seringais a usavam para poder justificar ao patrão uma ida à cidade e uma falta no trabalho. Suas folhas, quando mastigadas , soltam um líquido vermelho. O patrão não recusaria a um empregado que cospe sangue uma visita ao médico.
Também uma espécie de “viagra natural” existe na floresta amazônica. “Dizem que a catuaba-mirim tem essa função”, diz Nilson, com ar de quem nunca precisou. “Mas ela é boa mesmo para nevralgia e cãibra”. Para problemas circulatórios, ele recomenda ainda o cipó-de-fogo e, para contusões musculares, é só extrair a essência da raiz da cânfora, que se
![]() |
A orelha-de-anta é usada para o comabte a doenças intestinais. (Foto: Dennis Barbosa) |
espalha rasteira pelo chão da floresta.
Uma outra planta, conhecida pelos acreanos como unha-de-gato, é muito boa, segundo Nilson, para as dores de coluna. Para males do sistema digestivo, as opções são diversas: folhas de castanheira ou de orelha-de-anta são apenas alguns dos exemplos. O picão-carrapicho, ensina o seringueiro, é a arma certa contra a hepatite.
Para as picadas de cobra, ameaça mortal para quem está no meio da floresta, a própria natureza providenciou um antídoto, segundo Nilson Mendes. Ele garante que a seiva do açaizeiro, quando ingerida, faz sobreviver até quem foi picado por cobra-coral ou surucucu. “Para sair daqui e ir tomar soro, demora muito. Com o açaí, não perdemos ninguém por picada de cobra”.
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p