Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MARINA SILVA: Falta atitude para preservar floresta



Nesta quinta-feira, dia 05 de junho, celebra-se o dia mundial do meio ambiente. A senadora Marina Silva, que recentemente deixou o ministério do Meio Ambiente, é figura de destaque internacional na luta pela proteção ambiental. Em entrevista à Jovem Pan, ela disse que a consciência da população brasileira da importância de preservação do meio ambiente está aumentando. "Mas é preciso o segundo movimento (o primeiro é a conscientização), o de transformar essa consciência em atitude", afirma a ex-ministra. Ela diz que nas universidades já existem pessoas preocupadas em desenvolver conhecimento e tecnologia voltados para resolver problemas ambientais graves.

Sobre sua atuação no ministério, Marina ressalta optou por um caminho de fazer da política ambiental uma "política estruturante", sem ações pirotécnicas, que ia ao cerne dos problemas. Ela cita como exemplo a redução do desmatamento em 59% em três anos. Marina destaca que o desmatamento voltou a crescer devido ao aumento de preços de commodities, da estiagem longa e do período eleitoral, "quando alguns governadores não querem cumprir as suas partes (na proteção da floresta)".

Ela afirma que a pasta do meio Ambiente no governo Lula possui uma agenda progressiva, e que saiu do ministério justamente para "consolidar as conquistas". Sobre a questão "Malthusiana" da relação "aumento da população/produção de alimentos", Marina Silva é taxativa: fala que "a medida em que os problemas vão ficando complexos, as respostas vão ficando diferentes. A melhora das condições de vida não pode continuar dando-se a partir da produção com tecnologias inadequadas". Ela fala que a Embrapa tem tecnologia que permitiria dobrar produção de alimentos sem precisar derrubar a floresta.

Fonte: Jovem Pam

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat