Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

M. Mendes apóia Reserva Extrativista Jaci-Paraná


A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional aprovou na manhã desta quarta-feira, 12, relatório do deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) que apóia a implantação da Reserva Extrativista Jaci-Paraná, no Estado de Rondônia. A matéria foi encaminhada à Câmara pelo Poder Executivo e propõe a cessão de uso gratuito da área rural denominada Gleba Capitão Sílvio, que abrange os municípios de Porto Velho, Buriti e Nova Mamoré.

Ao defender o seu relatório, Moreira Mendes lembrou que Rondônia é o único estado brasileiro que possui Zoneamento Socioeconômico-Ecológico aprovado por lei, e a Reserva Extrativista Jaci-Paraná já constitui uma das unidades de conservação previstas nesse zoneamento, que inclui, também, a implantação de projetos agropecuários. "Com isso, as terras passam para o domínio do Estado, que vai poder fazer a regularização do extrativismo, o que até agora ainda não pode ser feito", afirmou.

Para o deputado, a implantação da reserva representa mais uma importante conquista para o estado de Rondônia. "A concessão dessa área é fundamental para garantir às populações extrativistas a manutenção de sua economia e cultura, além de se apresentar como um eficaz instrumento de preservação ambiental", disse ele.

A proposta, que já havia sido aprovada também pela Comissão de Agricultura, segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será votada em caráter terminativo.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)