Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Lançamento: Guia de Primatas destaca avanços científicos e culturais em Rondônia


Lançamento: Guia de Primatas destaca avanços científicos e culturais em Rondônia - Gente de Opinião

Neste sábado (11), a partir das 19h, acontecerá o lançamento dos guias Primatas do Povo Paiter Suruí e Primatas do Estado de Rondônia. Os guias inéditos contaram com a contribuição de pelo menos 13 pesquisadores e representam uma nova fase nos estudos sobre primatas no estado. No total, foram catalogadas 29 espécies desses animais. No guia, cada espécie acompanha o nome científico e popular, além de ilustrações coloridas. 

Marcela Oliveira, bióloga, primatóloga, indigenista e uma das idealizadoras dos guias, explica que a ideia surgiu quando ela e um grupo de pesquisadores participaram do Congresso Brasileiro de Primatologia, em 2022, onde foi lançado o guia de Primatas da Mata Atlântica. Durante o encontro, os participantes foram incentivados a construírem guias de outras localidades do Brasil.

“E nesse momento eu tive o start para fazer o guia do povo Paiter Suruí, porque entre os objetivos do guia está o auxílio no fomento ao turismo, principalmente para observação dos primatas, esse é um novo modelo de turismo que está surgindo agora. Eu lembrei dos Paiter, pois eles já trabalham com turismo. Assim, convidamos Fabricio Gatagon Suruí, biólogo e indígena Paiter Suruí, para trabalhar conosco na construção dos guias”, diz a pesquisadora.

O povo Paiter Suruí está localizado na terra indígena Sete de Setembro, na cidade de Cacoal, em Rondônia. Eles trabalham ativamente na gestão territorial e no monitoramento da biodiversidade de seu território. O Guia de Primatas do Povo Paiter Suruí levou um ano para ser concluído e fortalece a identidade e os conhecimentos ancestrais do povo, além de contribuir para a preservação dos primatas.

Fabricio Gatagon Suruí - Gente de Opinião
Fabricio Gatagon Suruí

O guia do povo Paiter Suruí é resultado da dissertação apresentada por Fabrício em seu trabalho de mestrado, cujo foco foi a Etnoprimatologia do povo Paiter Suruí. Dessa forma, o biólogo indígena se consagrou como o primeiro Etnoprimatólogo indígena no Brasil, além de principal autor do material. O guia apresenta não apenas ilustrações exclusivas, mas também incorpora grafismos tradicionais do povo Paiter Suruí em sua composição.

Após a finalização do guia dos Paiter, iniciou-se a criação do guia dos Primatas do Estado de Rondônia. “Para ele, fizemos questão de convidar pessoas que já pesquisavam sobre primatas na região”, explica Marcela. A partir da experiência com o guia Paiter Suruí, foi possível finalizar o Guia de Primatas de  Rondônia em 7 meses. 

A impressão dos exemplares de ambos os guias foi financiada pela organização não governamental Re:Wild. O evento de lançamento é aberto ao público e será na sede do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, na rua Dom Pedro II, 1892, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Link para acesso aos guias: https://publicacoes.even3.com.br/book/guia-de-primatas-do-povo-paiter-surui-3841795

https://publicacoes.even3.com.br/book/primatas-do-estado-de-rondonia-3851235

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)