Terça-feira, 15 de janeiro de 2008 - 19h05
A Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia foi palco, nesta terça-feira (15), de reunião para propor a negociação entre os órgãos públicos envolvidos na sobreposição da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau com lotes titulados pelo Incra no Projeto Burareiro.
Com a demarcação da área indígena, no final da década de 70, cento e vinte produtores rurais ficaram com seus lotes imersos na terra destinada aos Uru-Eu-Wau-Wau, gerando um conflito que permaneceu sem solução até os dias de hoje.
Para mudar esse quadro, o atual superintendente do Incra, Carlino Lima, convocou reunião com Ibama, Sipam, Funai e representantes dos agricultores locais e propôs a criação de um grupo de trabalho. "Uma portaria conjunta entre essas instituições vai criar um grupo de trabalho para emitir nota técnica com saída para o problema", disse Carlino.
Ainda essa semana, o Incra dará o primeiro passo, enviando ofício aos órgãos solicitando indicação de representante para o grupo. A intenção é de que até o final do mês a comissão esteja constituída. "Só não dá mais para continuar a ver esses agricultores sem poder produzir", ressaltou o superintendente.
Fonte: Ascom - Vanessa Ibrahim
Sexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental
Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho
Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes
Sexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)