Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Incra cria assentamento São João



O município de Ariquemes passa a contar com um novo projeto de assentamento de trabalhadores rurais, o PA São João, localizado na gleba Burareiro Licitação, no lote 192, A área tem 248,7 hectares e capacidade para 10 famílias. O lote foi reincorporado ao patrimônio da União, após cancelamento de Contrato de Alienação de Terras Públicas (CATP).

Para o superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, essa é mais uma importante conquista do órgão. “A demanda no nosso estado é grande e estamos mobilizados para atingir a meta não só para assentar famílias de trabalhadores rurais, mas também para proporcionar a infra-estrutura adequada a uma vida digna no campo”, afirmou.

A etapa atual é de homologação das famílias cadastradas. Posteriormente será preparada a infra-estrutura, com estradas, energia e créditos, a demarcação dos lotes e assessoria técnica à produção, comercialização e organização dos beneficiários, além da elaboração do Plano de Desenvolvimento do Assentamento, que é definido pela comunidade.

Cada família assentada poderá ter acesso aos benefícios oferecidos pelo Incra e linhas de financiamento do governo federal para agricultores familiares. Para isso, os assentados devem cumprir as cláusulas do contrato assinado com o órgão que prevê, entre outros itens, o pagamento de parcelas pela terra e proíbe qualquer tipo de negociação, como a venda do lote. Quando isso ocorre, o Incra é autorizado por lei a retomar a parcela e a pessoa fica impossibilitada de ser atendida novamente pela Reforma Agrária.

Fonte: Jeanne Machado

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)