Sexta-feira, 15 de agosto de 2008 - 17h06
IMM anuncia nova fase com Escola de Informática e fábrica de tijolos ecológicos
Depois de passar por uma fase de enfrentamentos que impediu a promoção de campanhas e atividades sociais por um longo tempo, a direção do Instituto Matheus Moraes anunciou hoje uma nova fase para a Oscip que busca ampliar a ajuda para famílias carentes de Porto Velho.
Executivos do IMM estiveram nesta sexta-feira (15/8), em Porto Velho, reunindo-se com colaboradores e voluntários para anunciar as novas ações que devem revolucionar o compromisso social tão almejado pelo empresário Roberto Kuppê, presidente do Instituto.
Entre as novidades estão a implantação da tão sonhada escola de Informática para jovens carentes da periferia e uma fábrica de tijolos ecológicos que poderão ser usados na construção de moradia popular.
O superintendente Francisco Ruiz e o diretor administrativo Marcelo Gladson confirmaram que muito em breve a fábrica de tijolos que está instalada numa região próxima à Universidade Federal de Rondônia, às margens da BR-364 estará funcionando e a expectativa é que muitas parcerias sejam fechadas a fim de utilizar o método "ecologicamente correto" na construção de casas para famílias pobres.
A produção dos tijolos ecológicos e simples e, embora tenha um custo maior do que a produção tradicional de tijolos, compensa na parte da utilização nas obras, já que o modelo isenta os profissionais da utilização de massa de reboco.
ESCOLINHA
A escolinha de informática do Instituto Matheus Moraes é um sonho que até hoje é perseguido por milhares de famílias da área próxima da unidade Porto Velho. Diariamente, dezenas de pessoas vão ao local pedir informações sobre como ingressar na escola.
Passado quase um ano, a escolinha finalmente vai funcionar na Capital, com computadores de boa configuração e com a oferta gratuita de cursos básicos de Informática, como Introdução a Processamento de Dados, DOS, Windows e pacote Office (Word, Excel e Powerpoint).
"Nossa meta nunca foi de fazer assistencialismo. Queremos mesmo é investir na capacitação profissional e assim, ampliar a mão-de-obra local exatamente num momento em que a cidade prevê um crescimento gigantesco", disse Ruiz.
A previsão é de que já na próxima semana os computadores cheguem de Brasília para serem utilizados por jovens de famílias comprovadamente carentes e que buscam a profissionalização.
"Queremos contar com a participação de pessoas que queiram ajudar nesta jornada de solidariedade. Queremos obter parcerias de pessoas comprometidas com o bem comum, como professores e especialistas voluntários", disse Marcelo Gladson.
Fonte: RONDINELI GONZALEZ
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)