Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

IMM anuncia fábrica de tijolos ecológicos



IMM anuncia nova fase com Escola de Informática e fábrica de tijolos ecológicos

Depois de passar por uma fase de enfrentamentos que impediu a promoção de campanhas e atividades sociais por um longo tempo, a direção do Instituto Matheus Moraes anunciou hoje uma nova fase para a Oscip que busca ampliar a ajuda para famílias carentes de Porto Velho.

Executivos do IMM estiveram nesta sexta-feira (15/8), em Porto Velho, reunindo-se com colaboradores e voluntários para anunciar as novas ações que devem revolucionar o compromisso social tão almejado pelo empresário Roberto Kuppê, presidente do Instituto.

Entre as novidades estão a implantação da tão sonhada escola de Informática para jovens carentes da periferia e uma fábrica de tijolos ecológicos que poderão ser usados na construção de moradia popular.

O superintendente Francisco Ruiz e o diretor administrativo Marcelo Gladson confirmaram que muito em breve a fábrica de tijolos – que está instalada numa região próxima à Universidade Federal de Rondônia, às margens da BR-364 – estará funcionando e a expectativa é que muitas parcerias sejam fechadas a fim de utilizar o método "ecologicamente correto" na construção de casas para famílias pobres.

A produção dos tijolos ecológicos e simples e, embora tenha um custo maior do que a produção tradicional de tijolos, compensa na parte da utilização nas obras, já que o modelo isenta os profissionais da utilização de massa de reboco.

ESCOLINHA
A escolinha de informática do Instituto Matheus Moraes é um sonho que até hoje é perseguido por milhares de famílias da área próxima da unidade Porto Velho. Diariamente, dezenas de pessoas vão ao local pedir informações sobre como ingressar na escola.

Passado quase um ano, a escolinha finalmente vai funcionar na Capital, com computadores de boa configuração e com a oferta gratuita de cursos básicos de Informática, como Introdução a Processamento de Dados, DOS, Windows e pacote Office (Word, Excel e Powerpoint).

"Nossa meta nunca foi de fazer assistencialismo. Queremos mesmo é investir na capacitação profissional e assim, ampliar a mão-de-obra local exatamente num momento em que a cidade prevê um crescimento gigantesco", disse Ruiz.

A previsão é de que já na próxima semana os computadores cheguem de Brasília para serem utilizados por jovens de famílias comprovadamente carentes e que buscam a profissionalização.

"Queremos contar com a participação de pessoas que queiram ajudar nesta jornada de solidariedade. Queremos obter parcerias de pessoas comprometidas com o bem comum, como professores e especialistas voluntários", disse Marcelo Gladson.

Fonte: RONDINELI GONZALEZ

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event

Prefeitura de Porto Velho registra avistamento de onça-parda em área urbana e intensifica monitoramento no Parque Circuito

Prefeitura de Porto Velho registra avistamento de onça-parda em área urbana e intensifica monitoramento no Parque Circuito

A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia

Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)