Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Idaron detecta dois casos de raiva bovina em Itapuã D´Oeste


Com a morte de uma novilha, a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal do Idaron de Candeias do Jamari confirmou, em exame de laboratório, dois casos de raiva bovina em Itapuã D´Oeste. De acordo com Antônio Fortunato, chefe da Unidade, a doença é transmitida aos animais por morcegos desmodus rotundus, que se alimentam de sangue. 

Os casos foram detectados nas linhas Azul 01 e Azul 02 da cidade. “A obrigatoriedade do Idaron agora é vacinar todos os animais num raio de 12 km, a partir do foco”, explica Fortunato, informando que o cérebro do animal foi retirado para análise no laboratório Lanagro, em Pará, sendo incinerado em seguida.

“A doença representa perda econômica para os pecuaristas, pois causa a morte dos animais infectados”, ressalta Fortunato, informando que o desmodus rotundus é o principal transmissor de raiva para o agado.

“Todos os animais devem ser vacinados. Por isso estamos realizando palestras de conscientização na área rural, juntamente com a Polícia Militar Ambiental e Emater, englobando o projeto AEI Rural, com objetivo de orientar, informar, conscientizar e ajudar o homem do campo”, finaliza Fortunato.

Fonte: Marlene Mattos

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)