Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Idaron detecta dois casos de raiva bovina em Itapuã D´Oeste


Com a morte de uma novilha, a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal do Idaron de Candeias do Jamari confirmou, em exame de laboratório, dois casos de raiva bovina em Itapuã D´Oeste. De acordo com Antônio Fortunato, chefe da Unidade, a doença é transmitida aos animais por morcegos desmodus rotundus, que se alimentam de sangue. 

Os casos foram detectados nas linhas Azul 01 e Azul 02 da cidade. “A obrigatoriedade do Idaron agora é vacinar todos os animais num raio de 12 km, a partir do foco”, explica Fortunato, informando que o cérebro do animal foi retirado para análise no laboratório Lanagro, em Pará, sendo incinerado em seguida.

“A doença representa perda econômica para os pecuaristas, pois causa a morte dos animais infectados”, ressalta Fortunato, informando que o desmodus rotundus é o principal transmissor de raiva para o agado.

“Todos os animais devem ser vacinados. Por isso estamos realizando palestras de conscientização na área rural, juntamente com a Polícia Militar Ambiental e Emater, englobando o projeto AEI Rural, com objetivo de orientar, informar, conscientizar e ajudar o homem do campo”, finaliza Fortunato.

Fonte: Marlene Mattos

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat