Quarta-feira, 5 de março de 2008 - 14h11
Com a morte de uma novilha, a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal do Idaron de Candeias do Jamari confirmou, em exame de laboratório, dois casos de raiva bovina em Itapuã D´Oeste. De acordo com Antônio Fortunato, chefe da Unidade, a doença é transmitida aos animais por morcegos desmodus rotundus, que se alimentam de sangue.
Os casos foram detectados nas linhas Azul 01 e Azul 02 da cidade. “A obrigatoriedade do Idaron agora é vacinar todos os animais num raio de 12 km, a partir do foco”, explica Fortunato, informando que o cérebro do animal foi retirado para análise no laboratório Lanagro, em Pará, sendo incinerado em seguida.
“A doença representa perda econômica para os pecuaristas, pois causa a morte dos animais infectados”, ressalta Fortunato, informando que o desmodus rotundus é o principal transmissor de raiva para o agado.
“Todos os animais devem ser vacinados. Por isso estamos realizando palestras de conscientização na área rural, juntamente com a Polícia Militar Ambiental e Emater, englobando o projeto AEI Rural, com objetivo de orientar, informar, conscientizar e ajudar o homem do campo”, finaliza Fortunato.
Fonte: Marlene Mattos
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p