Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

IBGE confirma expansão fronteira agrícola na Região Norte


Nielmar de Oliveira
Agência Brasil


Rio de Janeiro - Os resultados preliminares do Censo Agropecuário 2006 que Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje mostram que a área de lavouras no país aumentou 83,5% em relação a 1996, enquanto a de pastagens caiu cerca de 3%, confirmando o modelo de desenvolvimento do setor com expansão das fronteiras agrícolas.

Enquanto as Regiões Sudeste e Sul registraram os menores incrementos, 50,4% e 48,8% respectivamente, na Região Norte houve o maior aumento relativo na área de lavoura: 275,5%. O estudo constatou que em um patamar intermediário estão as Regiões Centro-Oeste (95,6%) e Nordeste (114,7%).

O censo mostra também a substituição de áreas de pastagens por lavouras na no períodos de 1996 a 2006, em razão da progressiva inserção do país no mercado mundial de produção de grãos, especialmente a soja. Outro dado em destaque é o aumento da participação relativa da área de lavoura em relação às áreas de pastagem e de floresta.

Os dados do Censo Agropecuário 2006 estão sendo divulgados hoje (21) junto com os da Contagem da População 2007, conjunto que o IBGE denominou Censos 2007.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

A Fiocruz Rondônia, em parceria com uma rede de instituições nacionais e internacionais, deu início à Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária. Esta

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

Em um momento emblemático do turismo nacional, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Meu Pé de Árvore, startup de impac

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, estudantes de escolas municipais transformaram o viveiro em sala de aula: conheceram a produção de mudas, entenderam a recomposiçã

Alunos de Direito da FIMCA realizam ação ambiental em parceria com a Polícia Militar Ambiental

Alunos de Direito da FIMCA realizam ação ambiental em parceria com a Polícia Militar Ambiental

No último sábado, dia 4 de outubro, os alunos do 4º período A do curso de Direito do Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA realizaram o pro

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)