Sexta-feira, 23 de novembro de 2007 - 08h52
Na próxima semana de 26 a 30, o Prevfogo promoverá Oficina sobre os cursos de Queima Controlada envolvendo instrutores, analistas ambientais lotados nas Coordenações Estaduais e coordenadores do Prevfogo dos Estados de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, e Rondônia. O curso será na sede do Prevfogo no Ibama em Brasília/DF.
O objetivo da oficina é uniformizar a metodologia utilizada e debater o conteúdo programático nas diferentes regiões do Brasil, inserindo um módulo sobre alternativas ao uso do fogo na programação do curso que é destinado a agricultores. E ainda, divulgar as ações desenvolvidas, discutindo estratégias comuns para atuação.
A finalidade destes cursos é disseminar, onde não é possível, a eliminação imediata do uso do fogo, técnicas adequadas e seguras para realização de queima controlada nas atividades agrícolas, pastoris ou de silvicultura. Visa também apresentar ao pequeno agricultor, respeitadas as peculiaridades regionais, opções de manejo agrícola e de pastagens que dispensem o emprego do fogo.
O evento está sob a coordenação do Núcleo de Interagências e Controle de Queimadas e do Núcleo de Capacitação e Treinamento do Prevfogo, com a participação da analista ambiental da DICAP Marinalda das Chagas Santos que ministrará o módulo sobre planejamento de aula.
Fonte: Ibama
Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia
O governo de Rondônia, em uma iniciativa conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia C
A Fiocruz Rondônia, em parceria com uma rede de instituições nacionais e internacionais, deu início à Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária. Esta
Em um momento emblemático do turismo nacional, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Meu Pé de Árvore, startup de impac
No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra
No Mês da Árvore, estudantes de escolas municipais transformaram o viveiro em sala de aula: conheceram a produção de mudas, entenderam a recomposiçã