Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

IBAMA: Operação Ouro Verde na divisa RO


Mais de 13 milhões de reais em multas e 18,5 mil metros cúbicos de madeira apreendida. Algo em torno de 10 mil árvores cortadas ilegalmente da Floresta Amazônica, entre as divisas dos estados do Mato Grosso, Amazonas e Rondônia, na região conhecida como Três Fronteiras. É resultado da Operação Ouro Verde II, realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Civil de Mato Grosso, e divulgados esta manhã pela Coordenação de Fiscalização do Ibama em Cuiabá-MT.
A Polícia Civil de Mato Grosso, dando continuidade à Operação Ouro Verde I (na ocasião foram identificadas grilagens de terras, chacinas e roubo de madeira), conseguiu fechar o cerco, identificando diversos madeireiros do extremo noroeste de MT, que vinham retirando e recebendo enormes quantidades de madeira, completamente ilegal.
Foram identificadas 11 madeireiras com madeira apreendida ou com suas atividades paralisadas pela fiscalização do Ibama. Na maior apreensão realizada, na madeireira Lagoa das Conchas Agroflorestal, foram apreendidos 10.600 metros cúbicos de madeira sem origem, ou seja, ilegais, que não deveriam ter sido retirados da floresta. Tal apreensão resultou em multa de mais de R$ 5 milhões reais.
No total, foram lavrados 27 Autos de Infração pelo órgão e 13 apreensões, resultando num total de R$ 13.142.440,73 aplicados em multas e 18.509 metros cúbicos de madeira apreendida.
Na foto pode-se observar a enorme quantidade de madeira extraída ilegalmente, e depositada no pátio da madeireira Lagoa das Conchas. São aproximados 10.600 metros cúbicos de madeira sem origem.
Objetivo atingido
Para a logística da operação, o Ibama deslocou 22 servidores de seis unidades do órgão no estado, que durante cinco dias tiveram que percorrer quase 3 mil quilômetros de atoleiros e estradas de difícil acesso para levantar todo o dano ambiental verificado na operação. Os servidores do Ibama e policias, tiveram que pernoitar vários dias numa região fortemente marcada pela incidência de malária, enfrentando chuvas e toda espécie de contratempo, na região mais inóspita do Mato Grosso.
A Operação teve apoio do Núcleo de Operações Aéreas do Ibama – NOA, que percorreu toda a região, fazendo inclusive incursões sobre o sul do estado do Amazonas, monitorando áreas e identificando responsáveis por outros três grandes desmatamentos em floresta ainda intocada. Todos estes desmates são maiores que 1000 hectares. O Ibama notificou os proprietários e estima que novas multas sejam ainda lavradas no decorrer deste mês, aumentando ainda mais a eficácia da ação.
Fonte: IBAMA 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)