Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Governo classifica empresa brasileira na licitação para o manejo sustentável da Flona do Jamari



Única classificada no primeiro processo aberto pelo Ministério do Meio Ambiente para a concessão pública de uma área florestal do Brasil, a AMATA S.A. é um empreendimento inteiramente brasileiro, fruto da associação de brasileiros com atuação reconhecida internacionalmente no desenvolvimento de projetos de manejo sustentável de florestas.

A empresa planeja investir na exploração de 46 mil hectares da Floresta Nacional (Flona) Jamari, em Rondônia, promovendo a colheita sustentável de madeira e de óleos, essências, fibras e raízes.

A AMATA foi criada em 2005 sob a crença, partilhada por seus três sócios fundadores, de que é possível gerir florestas naturais e plantadas com tecnologias que garantam exploração econômica, social e ambientalmente consistentes.

Etel Carmona é conhecida em todo o Brasil e fora do país pelo trabalho que desenvolve há 20 anos com madeiras nativas. Seus móveis e acessórios de decoração de design brasileiro exclusivo são encontrados nas principais capitais do mundo, têm certificação internacional e são exemplo da máxima agregação de valor que um produto madeireiro pode ter.

Um de seus empreendimentos, a Aver Amazônia, que ela iniciou em 2000, compra madeira certificada e resíduos de madeira da Associação dos Moradores do Projeto de Assentamento Extrativista Chico Mendes (Seringal Cachoeira), em Xapuri, no Acre. Jovens da comunidade transformam essa matéria-prima em objetos exportados para vários países e geradores de emprego e renda na reserva.

Roberto Waack, por sua vez, foi o responsável por lançar e gerir por cinco anos o que é hoje o maior projeto de manejo florestal tropical certificado do mundo, integrado a uma das maiores plantações de eucalipto do país. O trabalho lhe valeu a indicação para o board do Internacional do Forest Stewardship Council (FSC), do qual atualmente é presidente.

O tripé se completa com Dario Guarita Neto, que deixou o mundo da administração de portfólios por acreditar na grande oportunidade de investimento em um ativo alternativo num setor onde o Brasil oferece claramente um alto diferencial competitivo em relação ao restante do mundo.

A Amata e o FSC

O FSC é uma organização não-governamental e independente sediada em Bonn (Alemanha). Entidade sem fins lucrativos, não investe em projetos de manejo de nenhum tipo. Sua atuação é regulatória: estabelece requisitos mínimos para a atividade econômica florestal sustentável e promove a certificação de produtos em todo o planeta, além de funcionar como fórum de resolução de conflitos nessa área.

A operação da AMATA pretende ser 100% certificada pelo FSC, o que pressupõe, além do uso de madeira legal, uma preocupação com questões sociais e ambientais. Sua concepção de negócio está em linha com o conceito dos três "Ps" (people, profit, planet – pessoas, lucro, planeta) definido pela entidade. Por isso, estratégia da empresa combina geração de valor com inserção social.

Fonte: Inês Barreto/MVL Comunicação

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)