Porto Velho (RO) sábado, 4 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Fumaça cobre RO 100%


Daniel Panobianco – Em Rondônia, o resultado de tantas queimadas reflete agora na intensa fumaça que cobre 100% do Estado. Muito ao contrário do que as autoridades locais espalham na imprensa, as queimadas NÃO estão abaixo da média nesses 23 dias de agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado. Rondônia só hoje, já registrou 185 focos de queimadas totalizando 1385 focos, contra 853 em 2006.
A verdade é que o governo estadual e as outras autoridades que sempre se dizem preocupadas com o meio ambiente, como SIPAM, EMATER e IBAMA, não fazem nada para contribuir na redução do desmatamento, muito pelo contrário, estimulam a queima das áreas ditando dados inexistentes.
O resultado de tanto fogo está ai, visibilidade de menos de 3 mil metros em quase todos os municípios rondonienses, quando o normal para esse horário seria de mais de 10 mil metros.
Outro ponto considerável e prova de que o fogo já não tem mais controle nesse Estado são os ventos fortes registrados hoje. Normalmente quando há vento forte, a visibilidade melhora e a fumaça se dispersa um pouco. Quem mora em Rondônia sabe muito bem, que nem vento forte mais consegue limpar o céu, quiçá diminuir a intensidade da fumaça.
É uma vergonha a política do meio ambiente no Brasil e em especial a do Estado de Rondônia.
Na imagem de satélite acima temos em destaque um sistema meteorológico chamado de cavado invertido, que promete trazer um pouco de chuva nos próximos dias.

Mais Sobre Meio Ambiente

Garimpagem: o grande vilão

Garimpagem: o grande vilão

Além das hidrelétricas, da queda natural gerada pelo fluxo das águas, da forte trepidação dos potentes motores dos empurradores de balsas, um outro  p