Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Fumaça aparece e reduz visibilidade em Porto Velho



A quantidade de queimadas entre o norte de Rondônia e sul do Amazonas favorece a concentração de poluentes na capital rondoniense.

Daniel Panobianco – Pela primeira vez este ano, a concentração de poluentes causada pelas queimadas deu às caras em Rondônia. Enquanto o interior ainda vive dias ensolarados, com céu azul, na capital o cenário mudou completamente. Neste sábado, Porto Velho amanheceu sob forte fumaça em todos os bairros. Entre as 6 e 11 horas, ainda era possível ver quão perceptível era o resultado das queimadas que ocorrem entre o norte do Estado e o sul do Amazonas, e que tiveram forte agravo nos últimos 3 dias.

Dados de METAR do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira e Oliveira indicaram que desde as 6 horas de hoje, a capital de Rondônia esteve sob influencia da fumaça. Entre 8 e 9 horas, a visibilidade mínima chegou a marcar apenas 1100 metros de visão horizontal, o que já é considerado como fator de risco pela INFRAERO. Segundo as normas de aviação, o limite mínimo de visibilidade diurna é de 1600 metros. A partir daí, se a visibilidade estiver abaixo do patamar de segurança faz-se necessário o uso de instrumentos na pista para o auxilio em pousos e decolagens das aeronaves.

A quantidade de focos de queimadas entre Rondônia e o sul do Amazonas, regiões de Lábrea e Humaitá, aumentou consideravelmente de terça-feira pra cá. Fumaça aparece e reduz visibilidade em Porto Velho - Gente de OpiniãoSegundo dados do satélite NOAA-15, no chamado "circuito do desmatamento", que compreende todo o município de Porto Velho, além de Buritis, Candeias do Jamarí, Alto Paraíso, Lábrea e Humaitá, foram registrados 52 focos, sendo 28 nas últimas 24 horas.

A visibilidade nesta região do País só perde para o norte de Mato Grosso, área de Alta Floresta Colniza, que também estão registrando valores críticos de baixa visão diurna e noturna.

No restante do Estado de Rondônia, os ventos que sopram de nordeste começam a carregar a fumaça para as regiões de Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná até Guajará-Mirim, porém, a concentração mais densa ainda é na capital.

O tempo extremamente seco, aliado a falta de ventos fortes na alta atmosfera, contribui para a concentração de fumaça em Porto Velho. E pelas previsões atuais, a fumaça tende a ficar ainda mais intensa na próxima semana, pois não há previsão de ventos fortes ou instabilidade que minimize a secura do ar. 

Fumaça aparece e reduz visibilidade em Porto Velho - Gente de Opinião



A época de fumaça em Rondônia vai até a segunda quinzena de outubro, sendo que o mês de setembro é considerado o mais critico em baixa visibilidade.


Foto superior mostra a baixa visibilidade na Av. Farhquar próximo ao Estádio Aluízio Ferreira na sexta-feira, 15 agosto -  Serginho/Gentedeopinião
Dados: REDEMET – NASA – INFRAERO
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O cônsul geral do Japão em Manaus (AM), Masahiro Ogino visitou o Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Park, na tarde de sexta-feira

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Membros do Comitê de Crise Hídrica do Estado de Rondônia participaram de reunião realizada pelo Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assi

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), publicou no Diário Oficial da União (DOU), datado do dia 14 de março deste ano, a P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)