Domingo, 25 de janeiro de 2009 - 17h36
Amanda Cieglinski
Agência Brasil
Brasília - Governadores, prefeitos e representantes de cerca de 50 países vão discutir as questões da Amazônia e trocar experiências de gestão durante a primeira edição do Fórum de Autoridades Locais da Amazônia (Fala) e a oitava edição do Fórum de Autoridades Locais (FAL), nos dias 30 e 31 deste mês em Belém. Os eventos são conjuntos e ocorrem paralelamente ao Fórum Social Mundial.
Cerca de 600 pessoas estão inscritas paras participar das discussões, informou a Secretaria de Cooperação Internacional do Governo do Pará, Nazaré Imbriba, responsável pelo FAL/Fala. Desse total, 350 são autoridades ou representantes do governo. Ainda não há confirmação da participação dos presidentes latino-americanos no evento paralelo.
O foco são as discussões amazônicas, mas sempre no contexto global. Porque a Amazônia é uma região estratégica para o mundo em termos dos problemas urgentes da mudança climática, da biodiversidade, explicou a secretária.
Nazaré acredita que o fórum é um espaço de discussão e também uma plataforma para definir linhas concretas de cooperação entre os governos. As mesas vão discutir temas específicos como a biodiversidade, a cidadania, a educação, o orçamento participativa e as boas práticas de gestão pública. Nós queremos que os participantes visualizem que há excelentes experiências tentando fazer um mundo melhor, afirmou.
Ao final do evento será elaborada a Declaração da Amazônia, o primeiro documento Fala, e a Declaração de Belém, com as decisões extraídas dos debates e uma agenda de ações futuras.
TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament