Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Friagem deve atingir Rondônia nos próximos dias


 
Daniel Panobianco - O tempo deve mudar radicalmente neste final de semana em Rondônia. Pelo menos é o que mostram os modelos numéricos e os avisos dos centros oficiais de meteorologia no Brasil que são somente INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CPTEC/INPE (Centro de Previsão e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Um sistema meteorológico de larga escala chamado de Vórtice Ciclônico situado a uma altitude de 5 mil metros com relação ao nível do mar irá cruzar a Cordilheiras dos Andes na Argentina neste final de semana formando uma nova onda frontal (frente fria) sobre o Sul do Brasil. Este Vórtice Ciclônico também auxilia no transporte de ar frio de natureza polar do oceano pacifico para o continente, o que acaba resultando em um escoamento mais continental à leste dos Andes.

Este é o mecanismo primordial para a configuração de um evento de friagem na região amazônica. O ar frio escoa livremente pelas calhas dos grandes rios do Centro-Sul atingindo a calha do Guaporé em menos de 24 horas.

A previsão é de que o tempo já comece a mudar no sul de Rondônia, região de Vilhena e no Vale do Guaporé, de Costa Marques, no final da noite de sábado (25), onde os ventos passarão a soprar com mais intensidade de sudoeste.


Fonte: De Olho No Tempo
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat