Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Friagem deve atingir Rondônia nos próximos dias


 
Daniel Panobianco - O tempo deve mudar radicalmente neste final de semana em Rondônia. Pelo menos é o que mostram os modelos numéricos e os avisos dos centros oficiais de meteorologia no Brasil que são somente INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CPTEC/INPE (Centro de Previsão e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Um sistema meteorológico de larga escala chamado de Vórtice Ciclônico situado a uma altitude de 5 mil metros com relação ao nível do mar irá cruzar a Cordilheiras dos Andes na Argentina neste final de semana formando uma nova onda frontal (frente fria) sobre o Sul do Brasil. Este Vórtice Ciclônico também auxilia no transporte de ar frio de natureza polar do oceano pacifico para o continente, o que acaba resultando em um escoamento mais continental à leste dos Andes.

Este é o mecanismo primordial para a configuração de um evento de friagem na região amazônica. O ar frio escoa livremente pelas calhas dos grandes rios do Centro-Sul atingindo a calha do Guaporé em menos de 24 horas.

A previsão é de que o tempo já comece a mudar no sul de Rondônia, região de Vilhena e no Vale do Guaporé, de Costa Marques, no final da noite de sábado (25), onde os ventos passarão a soprar com mais intensidade de sudoeste.


Fonte: De Olho No Tempo
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)