Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Frente-fria deve atingir Rondônia ainda esta semana. Previsão de chuva, vento e frio



Os dados dos modelos numéricos ainda divergem muito com relação a intensidade da frente-fria prevista, mas o consenso geral prevê uma brusca mudança no tempo dando fim por vez com a longa estiagem.

Daniel Panobianco – As simulações computadorizadas do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram uma importante mudança nas condições meteorológicas esta semana sobre grande parte do Brasil. Uma frente-fria de forte intensidade dará inicio a quebra de vez do intenso bloqueio atmosférico, que desde o mês de junho vem impedindo a formação de nuvens de chuva e frio sobre o Sudeste, Centro-Oeste e os eventos de friagem no Norte.

Desta vez, a avaliação dos modelos aponta para um deslocamento da frente para norte atingindo latitudes menores. Com esse prognóstico, a estiagem em Rondônia – que já dura 100 dias na região de Rolim de Moura e 90 dias da região de Ji-Paraná – pode estar com os dias contatos. Há previsão de chuva, com acumulados significativos em diversas localidades já a partir de sexta-feira. "Como o ar na região está superaquecido, não se descarta a possibilidade de temporais localizados, com aguaceiros, raios e rajadas de vento", alerta o centro de pesquisas.

A chuva em Rondônia vem em boa hora, pois os pastos registram grande déficit hídrico e as lavouras, necessitam urgentemente de irrigação. As maiores probabilidades de chuva – projetadas agora pelo modelo ETA20 – são para as regiões de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Costa Marques e Porto Velho. Nesta última, a chance de chuva mais generalizada é maior.

A frente-fria trará consigo um sistema de Alta pressão pós-frontal, com uma massa de ar frio de moderada intensidade. Com isso, os meteorologistas do CPTEC/INPE ainda prevêem que o sétimo evento de friagem de 2008 no sul da Amazônia possa ocorrer entre sábado e domingo, com mínimas de até 11°C no Cone Sul e entre 13°C e 16°C no restante do Estado.

Outro fator que merece grande atenção por parte das autoridades com essa previsão de mudança brusca do tempo é com relação aos focos de queimadas existentes. Como a frente-fria irá entrar em Rondônia muito rapidamente, os ventos do quadrante sul serão intensos podendo espalhar fogo para áreas circunvizinhas. Por isso, é desaconselhável a queima de áreas de pastagem ou de derrubada a partir de quinta-feira, quando os ventos ficarão mais intensos.

Em prática, mesmo que a frente-fria não chegue a Rondônia com a intensidade agora prevista, a melhoria na qualidade do ar, principalmente, será notória. Com o avanço desse sistema, a fumaça que há dias castiga o norte do Estado terá uma breve calmaria.

Dados: CPTEC/INPE
Fonte: De olho no tempo

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)