Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

FLORES TROPICAIS SÃO O NOVO MERCADO EM RONDÔNIA



Em Rondônia, produtores rurais criam um novo mercado. Plantam flores tropicais, mais resistentes ao calor da região, e as plantas fazem sucesso. Veja só!

Carinho e sabedoria transformam a plantação de flores num negócio agradável e lucrativo. De acordo com o empresário Augusto Guedes, esse é um bom negócio.

"É um ótimo negócio. Além de dar prazer, a gente tem a retribuição de tudo isso".

Hoje, entre os estados brasileiros, Rondônia é o terceiro maior produtor de flores tropicais. São 45 hectares de áreas plantadas.

Um projeto do Sebrae apóia 10 empresários de Ji-Paraná e 14 de porto velho. Roberta Osório, do Sebrae de Rondônia contou o objetivo do projeto.

"O objetivo desse projeto é justamente profissionalizar os produtores, fazendo com que eles tenham uma visão empresarial e trabalhando sobremaneira a qualidade das flores".

O goiano Augusto Guedes chegou a porto velho há 28 anos e comprou um sítio para realizar o sonho de morar numa área verde. O lazer virou um negócio, em dois hectares, ele planta bastão do imperador e helicônia rostrata. Com o projeto do Sebrae, Augusto Nunes melhorou o cultivo e trocou o adubo químico pelo orgânico.

O produtor corrigiu erros que prejudicavam o negócio. Ele aumentou o espaço entre as mudas e melhorou a poda das plantas.

"A gente antigamente tinha dó de cortar, de desbastar as hastes das plantas. Sendo que se você desbastar, você tem maior produção," conta Augusto.

São colhidas duas mil hastes por semana. O Sebrae incentivou o empresário e os funcionários a fazer um curso de arte floral. Rapidamente os arranjos se transformaram na maior fonte de renda da empresa.

O Sebrae encontrou mercado para os produtores, agora eles têm um sistema de assinatura de flores. Toda semana os clientes recebem arranjos novos. Seu augusto Gonçalves atende 30 hotéis, escritórios, bares e restaurantes que pagam em média 120 reais por mês em Porto Velho.As assinaturas garantem uma renda fixa.

O primeiro shopping center de porto velho, inaugurado em 2008, é um dos principais clientes.

"Preferimos investir em plantas que representem a região. Elas são bonitas, são fortes, têm a delicadeza das flores mas elas têm a força da região, da população," diz Vera ribeiro gerente de marketing shopping.

Uma agência de turismo também é decorada com flores tropicais. A beleza influencia os clientes.

"Eles ficam mais alegres, mais animados e conseqüentemente procuram lugares mais animados prá viajar também", diz Zilma Guimarães Watanabe, dona da agência de turismo.

As flores que enfeitam a agência de Zilma Watanabe saem deste sítio as sócias Vanda Gorete Souza Rodrigues e Severina Vilma da silva começaram a plantação há três anos. As empresárias têm 16 clientes fixos e o dinheiro das assinaturas dá tranqüilidade para planejar o negócio.

"Isso é uma segurança de recursos fixos que a gente sabe como manejar, como utilizar e investir durante o mês", diz a empresária Vanda Gorete Rodrigues.

São 10 mil touceiras em dois hectares. Em porto velho, as flores tropicais roubam espaço das rosas na decoração de casamentos e bailes de debutantes e são as preferidas em eventos de longa duração, como congressos e seminários.

"É uma tendência natural pelo clima, pela possibilidade de ter mais próximo essa flor aqui dentro do estado, pela pontualidade, pela entrega, pela qualidade. É um casamento muito fácil de acontecer", diz a empresária Severina Vilma da Silva.

O Sebrae levou as empresárias em missões para conhecer pólos de produção de flores tropicais no nordeste. Elas também fizeram cursos de plantio e na área gerencial. O faturamento aumentou 90%.

Agora as flores tropicais também vão ser vendidas numa rede de supermercados.

"Para atender as classes a, b e até c, porque o supermercado aqui em Porto Velho é um supermercado que atende as três classes," conta a empresária.

As flores tropicais dominam o mercado de decoração em Rondônia. Quem planta flores tropicais têm clientela garantida.

"Uma empresa só alcança o sucesso se for muito bem organizada. Quando você tem o controle de tudo, sabe se está ganhando ou se está perdendo," revela o empresário Augusto Guedes.

Fonte: PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empresário de Miami lança plataforma para reflorestar a Amazônia e convida o mundo a participar

Empresário de Miami lança plataforma para reflorestar a Amazônia e convida o mundo a participar

Augustin T. O'Brien Caceres, empresário de sucesso, e entusiasta da preservação ambiental, está transformando seu empreendimento em um movimento glo

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)