Sexta-feira, 27 de março de 2009 - 16h15
Minc diz que famílias não serão removidas
O governo federal não está preparando uma grande operação para desintrusão da Floresta Nacional do Bom Futuro, nem pretende remover as famílias que vivem na área. O esclarecimento foi feito pelo prefeito Roberto Sobrinho, que esteve ontem (26) no final da tarde com o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, em audiência na qual participaram a senadora Fátima Cleide, os vereadores Wildes Brito e Jurandir Bengala e os líderes comunitários, Salvador, de Rio Pardo; e Elizeu, de Marco Azul, ambas comunidades localizadas no interior da Flona Bom Futuro.
De acordo com o prefeito Roberto Sobrinho, o ministro Minc deixou claro que a intervenção na área de influência da Flona será feita em duas frentes. Numa vertente, vai atuar firmemente contra o roubo de madeira e na retirada de gado das grandes propriedades, e, paralelamente, vai definir um novo perfil econômico, calcado em atividades de uso sustentável, por meio do manejo florestal, implantação de consórcios agroflorestais e reflorestamento.
A matriz de exploração madeireira e pecuária intensiva não é permitida em florestas nacionais. Mesmo assim, segundo o prefeito, a retirada do gado das grandes propriedades será feita de forma planejada. Primeiro os criadores serão notificados e receberão um prazo para cumprir a exigência. Não haverá confisco do gado. São ações que vimos planejando e discutindo desde o ano passado, juntamente com o Ibama, Instituto Chico Mendes, prefeitos e lideranças, explica Roberto Sobrinho.
O prefeito informou que na próxima quinta-feira (02) haverá uma reunião em Porto Velho, com a presença de técnicos do Ministério o Meio Ambiente, do Ibama e do Instituto Chico Mendes, para discutir com lideranças da área, a mudança do novo perfil econômico e definir as atividades econômicas que poderão ser desenvolvidas.
Saúde e Educação
Na última quarta-feira o procurador federal Ercias Rodrigues de Souza emitiu um Mandado de Recomendação, pelo qual autorizou ações a prefeitura a levar serviços básicos de saúde e educação aos moradores da Flona. De acordo com o prefeito, a contratação de professores está sendo articulada em parceria com a prefeitura de Buritis, para garantir educação a cerca de 400 crianças.
Na área da saúde, o prefeito Roberto Sobrinho disse que vai enviar uma ambulância e técnicos para implantar o Programa Saúde da Família. Além disso, ele conseguiu autorização do Ministério Público Federal para recuperar as estradas por onde deverá circular a ambulância.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)