Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Fimca encerra atividades sobre o Dia da Água



O Dia Mundial da Água que transcorreu no último dia 22 de março, foi   celebrado pela comunidade acadêmica das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca ) com uma vasta programação. 

Em meio  as atividades voltadas para marcar a data, houve  uma palestra sobre Sensoriamento Remoto Aplicado a Análise de Bacias Hidrográficas, proferida pelo geógrafo Maurício Silva. Ele é analista de recursos naturais do Sistema de Proteção da Amazônia – Sipam.

“Nós contamos com novas tecnologias que viabilizam a avaliação e quantificação dos recursos hídricos”, explicou o palestrante. Sua explanação foi ilustrada por vídeos, inclusive do Rio Madeira, importante manancial da região Norte. “Utilizamos uma linguagem simples para que todos entendam como se realiza o nosso trabalho”.

Durante a solenidade de abertura do evento, o diretor - geral da Fimca Aparício Carvalho destacou a importância da atividade acadêmica,  realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado – Sedam. “Hoje, um dos assuntos mais importantes são as questões ambientais e a água merece destaque nessa discussão mundial”, declarou ele.

Foi  apresentada  a peça “E se a Água Acabar?”, encenada pelo grupo de educação ambiental do Curso de Ciências Biológicas . O enredo do espetáculo retrata um grupo de moradores que protesta contra o prefeito de um município e empresários interessados em lançar um empreendimento com risco de causar impactos negativos ao meio ambiente. 

Segundo o professor José Marques de Oliveira Marques, coordenador do Núcleo de Atividades Complementares - NAC -, que realizou o evento em alusão ao Dia Mundial da Água, o cronograma de trabalhos contou com a realização de “pit stop” por acadêmicos dos cursos de Turismo Ambiental, Zootecnia e Ciências Biológicas. “Foi distrubuído  material educativo para conscientizar a população”, lembrou o docente. 

Fonte: João Albuquerque

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat