Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Famílias reassentadas começam a sair da Reserva Biológica do Jaru, em Rondônia


A primeira família de moradores da Reserva Biológica (Rebio) do Jaru, em Rondônia, já está há quase um mês em terreno próprio, na área de assentamento PAF-Jequitibá. O assentamento, do Incra, foi planejado dentro de um novo modelo, com exploração sustentável da floresta e área de desmatamento reduzida. Esta é a primeira de um total de 30 famílias que estarão mudando da unidade, graças a um trabalho pioneiro de parceria entre o Ibama, Instituto Chico Mendes, Incra e órgãos estaduais de Rondônia.

A expectativa é de que até o final deste ano, todas as famílias estejam fora da Reserva Biológica, que possui 353 mil hectares de área protegida por lei. A primeira família tomou a iniciativa e deixou a área da Rebio com auxílio da equipe de servidores e da brigada do Prevfogo. Outras famílias já estão se juntando a esta e sendo conduzidas ao assentamento.

A Reserva Biológica do Jaru foi ampliada em maio de 2006, incluindo sob sua proteção uma área de cerca de 60 mil hectares, rica em biodiversidade e ambientes, mas que estava sendo degradada por incêndios, desmatamentos, caça, criação de bovinos, eqüinos, aves e substituição da mata por pasto. Como a antiga fronteira era uma linha reta de 90 km, infratores entravam na unidade e continuavam praticando os danos.

Esta unidade de conservação conta com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), por meio do qual recebe investimentos públicos e privados, nacionais e internacionais para a revisão do seu Plano de Manejo, realização de suas atividades de fiscalização, de manejo, implantação do Conselho Consultivo e compra de equipamento.

Fonte: Ascom – Instituto Chico Mendes


 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)