Porto Velho (RO) sexta-feira, 7 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Expedito Júnior condena fechamento de madeireiras fiscalizadas


 
O senador Expedito Júnior (PR-RO) disse que a fiscalização "a ferro e fogo" nas madeireiras vai gerar "muitos desempregados, muitos miseráveis e muita gente com fome" em Rondônia. Na avaliação do senador, a Operação Arco de Fogo, realizada pela Polícia Federal, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Força Nacional de Segurança para combater madeireiras ilegais na Amazônia, foi iniciada sem o devido planejamento.    
 
O parlamentar afirmou que "ninguém é louco de ir contra uma fiscalização dessa natureza". Mas condenou o fechamento de madeireiras nas quais foi constatada uma quantidade de madeira maior do que a prevista no plano de manejo. De acordo com o senador, a madeira excedente, que não chega a 15% do total, é apreendida, mas a que consta do plano de manejo continua nos pátios e as madeireiras, lacradas, são impedidas de funcionar.

- Onde está na legislação a autorização para lacrar madeireiras? - perguntou, em Plenário, Expedito Júnior, nesta terça-feira (29).

O senador disse que, em Rondônia, foram fiscalizadas 54 madeireiras e, dos quase 90 mil metros cúbicos (m³) de madeira averiguados, foram apreendidos somente 2,9 mil m³. No entanto, as madeireiras lacradas cortaram 5 mil postos de trabalho apenas na cidade de Machadinho do Oeste, segundo o senador.

Fonte: José Paulo Tupynambá / Agência Senado

Mais Sobre Meio Ambiente

Deputado Ismael Crispin cobra informações sobre descarte de resíduos de origem animal

Deputado Ismael Crispin cobra informações sobre descarte de resíduos de origem animal

Preocupado com os impactos, que o descarte incorreto de resíduos de origem animal pode provocar ao meio ambiente, o deputado Ismael Crispin (PSB) so

Governo de Rondônia abre consulta pública para auditoria inédita no setor florestal

Governo de Rondônia abre consulta pública para auditoria inédita no setor florestal

O Governo de Rondônia divulgou, na terça-feira (28), na edição nº 145 do Diário Oficial, página seis, o Edital de Chamamento de Contribuição Social –