Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Estados conhecem modelo de defesa sanitária de Rondônia


 

O modelo de defesa sanitária animal e vegetal de Rondônia atingiu tamanho grau de evolução, que passou a ser referência para outros estados brasileiros. Recentemente recebemos a visita de técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (Idaf). Os acreanos vieram em visita de cortesia por recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conhecendo o trabalho desenvolvido pelo Estado de Rondônia sobre o tema "defesa sanitária". Há a intenção de uniformizar os procedimentos na defesa animal e vegetal.

Nesta terça-feira (15), Rondônia recebe a visita de representantes dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e do Ministério da Agricultura. O Acre participa novamente, integrando a lista de visitantes. O representante da saúde animal do Ministério da Agricultura também fará parte da comitiva. A partir desta terça-feira, os técnicos cumprirão extensa programação desenvolvida pela Agência Idaron. Às 09h00 haverá a apresentação da agência aos visitantes, no Rondon Palace Hotel. O almoço está marcado para o período de 12h00 as 14h00, quando então partem com destino a Guajará-Mirim. Na quarta-feira, 16/04, visita à ULSAV de Guajará-Mirim, ao barco Quero-Quero-I, avião anfíbio, seguindo com a apresentação do funcionamento do Autotrac, Sistema Omini Sat de Comunicação, como uma ferramenta de incremento à fiscalização e vigilância de fronteira. Na quinta-feira, 17/04, estão agendados pequenos sobrevôos sobre a fronteira Brasil-Bolívia e após, retorno a Porto Velho.

"Rondônia é hoje modelo de defesa sanitária e, por recomendação do Ministério da Agricultura, os técnicos destas unidades da federação estão nos visitando para conhecer nosso modelo e implantar em seus respectivos estados", observa Augustinho Pastore, presidente da Agência Idaron.

 

Fonte: Decom

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat