Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Equipe técnica da Sedam visita aldeias indígenas; projeto “Café Tribus” é apresentado


Equipe técnica da Sedam visita aldeias indígenas; projeto “Café Tribus” é apresentado - Gente de Opinião

Em virtude do assoreamento de nascentes, minas e córregos, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) está dando uma atenção especial  a recuperação dos recursos hídricos nos municípios do Estado efetuando estudos técnicos para recuperar áreas degradadas  elaborando os diagnósticos ambientais, com as participações de prefeituras e secretarias municipais de meio ambiente propondo soluções ambientais sustentáveis com a recuperação de áreas degradadas.

A equipe técnica da Sedam está visitando essas propriedades que poderão receber apoio e incentivo do Governo do Estado. Na quinta-feira (17), o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Marcílio Leite Lopes, acompanhado da gerente Regional da Sedam em Cacoal Thalitta Cota, e o assessor técnico Marcos Garcia visitaram as aldeias Lapetanha e Linha 9 Surui, no município de Cacoal.

O cacique Almir Surui, da Aldeia Lapetana, da Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal, recepcionou a equipe e disse que a Nação Surui tem aproximadamente 1800 pessoas e acredita no interesse do Estado em apoiar e contribuir com projeto sustentável, trazendo futuras parcerias entre às autoridades e as comunidades indígenas. “Estou feliz com a visita da Sedam em nossa aldeia, trazendo excelente proposta para recuperação das nascentes, minas e córregos que virão a beneficiar as nossas terras” frisou.

A coordenadora dos Povos Indígenas da Sedam, Valdenilda Karitiana, destacou a visita da Sedam para conhecer o projeto “Tribus” e a produção como fundamental para o desenvolvimento sustentável da Nação Indígena na exploração do café, banana e na conservação das nascentes. “O diálogo foi importante para que a Sedam pudesse conhecer a realidade e, desta forma, o Governo de Rondônia possa estar contribuindo por intermédio de projetos e benefícios que a comunidade indígena necessita”, asseverou.

Após a visita a Aldeia Lapetanha, o secretário foi conhecer o projeto agrícola, na Aldeia 9 Surui, que cultiva o café “Tribus” e que vem sendo elogiado pela qualidade do teor. Recebido pelo cacique Luís Mopilabaten, A Sedam pode constatar “in loco” a necessidade de haver um sistema de irrigação na lavoura do café e, com isso, aumentar produção de grãos.

O cacique parabenizou a iniciativa do governador Marcos Rocha em apoiar os povos indígenas, com projetos que venham atender o progresso e o desenvolvimento que estão para serem objetos de futuras parcerias. “Estamos satisfeitos com as propostas que foram apresentadas e vamos contar com esse apoio do Governo para as nossas ações na área ambiental e de produção”, destacou.

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)