Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Empresa contribui com o meio ambiente no descarte correto de lixo hospitalar e industrial

RZ presta serviço de coleta, tratamento e incineração de lixo hospitalar e industrial a empreendimentos dos municípios da região de Cacoal


Empresa contribui com o meio ambiente no descarte correto de lixo hospitalar e industrial - Gente de Opinião

Desde 2012, a RZ tem ajudado empresas que geram resíduos hospitalares, industriais e químicos a descartarem esses materiais de forma adequada. A RZ presta serviço de coleta, tratamento e incineração de lixo hospitalar e industrial a empreendimentos dos municípios da região de Cacoal. O gerenciamento correto desses resíduos, considerados perigosos e alto infectantes, tem evitado prejuízos ao meio ambiente e consequentemente ao ser humano.

O sócio da empresa da RZ, Nilton Noedi Zimmermann, explica que todo o trabalho é feito de forma rigorosa com colaboradores devidamente treinados. Além disso, o veículo utilizado no transporte dos resíduos possui licenças ambientais renováveis anualmente.

“Esses resíduos são coletados nos locais onde são gerados e depositados em bombonas e em seguida transportados até a empresa onde é feita a incineração. No caso dos resíduos de saúde, eles são colocados em sacos específicos antes de serem armazenados nas bombonas.”, esclareceu Nilton.

Atualmente a RZ atende 400 empresas na área de saúde e indústria dos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Ministro Andreazza. Os resíduos de saúde e indústria não são transportados juntos. Na empresa, é feito a separação do material que também é incinerado separadamente. Por mês, a empresa incinera cerca de 7 toneladas de lixo hospitalar e industrial, que podem ser reduzidas a 2% do volume.

 “As cinzas resultantes da incineração são alojadas em tambores de ferro com tampa que contém uma trava, evitando o rompimento em caso de acidente durante o transporte. Essas cinzas são levadas para um aterro sanitário licenciado, o mais próximo fica em Uberlândia, Minas Gerais, onde mantemos um contrato permanente.”, disse o sócio da empresa.

A fumaça produzida na incineração passa por um lavador de gases e filtros, que elimina metais pesados e devolve para o meio ambiente o vapor da água.

“Para garantir a proteção do meio ambiente todo o processo é monitorado por um sistema de controle, que trava ao detectar qualquer problema.”, afirmou Nilton.

Toda empresa geradora de resíduos perigosos e infectantes tem obrigação legal de dar a destinação correta desses materiais. Romeu Moreira proprietário da Farmácia Yassuda de Cacoal é um dos clientes da RZ. Ele conta que o serviço prestado pelo empreendimento é fundamental para que as empresas consigam atender à legislação e, dessa forma, preservar o meio ambiente.

“Ter no município uma empresa que faz esse trabalho de coleta, tratamento e incineração dos resíduos é muito importante, pois facilita que nós empresários consigamos atender à legislação, descartando os materiais de forma adequada e evitando a contaminação do meio ambiente”, disse Romeu.

A RZ é um bom exemplo de empresa com boas práticas sustentável, os empreendedores que queiram ajuda para desenvolver essas práticas na empresa podem procurar o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A instituição disponibiliza consultorias e produtos sustentável como, por exemplo, a elaboração de projetos de licenças ambientais e outorga d’agua. Para isso, o Sebrae faz a contratação de um profissional qualificado e subsidia 70% do valor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)