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Embrapa Rondônia na Rio+20


Embrapa Rondônia na Rio+20 - Gente de Opinião

A Embrapa Rondônia participa com quatro capítulos da Coleção “Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável” e em um capítulo do livro “Estoques de carbono e emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira”. Estas obras serão lançadas dia 17 de junho, na programação da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que se realiza de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.

A Coleção Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável possui sete volumes temáticos e é de autoria de profissionais de diversas formações e de várias instituições, as quais constituíram, de forma participativa, a sua proposta metodológica, baseada no princípio “ver-julgar-agir” e a aplicaram ao mundo real, demonstrando sua utilidade e importância. Um aspecto importante é que ela será lançada, também, em formato de livro digital (e-book).

O livro “Estoques de carbono e emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira” apresenta a contribuição da Embrapa e de instituições parceiras ao avanço de conhecimento sobre emissões de gases do efeito estufa (GEEs) no setor agrícola brasileiro. Dividida em dez capítulos, a obra é fruto dos esforços de mais de trinta autores entre pesquisadores de quinze Unidades da Embrapa, cinco universidades e três institutos de pesquisa do Brasil.

Estas publicações foram editadas pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em parceria com a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna,SP).

Participação da Embrapa Rondônia

Na Coleção, dois volumes (6 e 7) trazem as experiências de aplicação da Macroeducação desenvolvida sob a coordenação da pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Valéria Hammes, que também é a coordenadora técnica da publicação.
Os registros das experiências desenvolvidas nas comunidades de Rondônia estão presentes nestes volumes, que têm caráter aplicativo, visando orientar o fortalecimento da cidadania e o desenvolvimento da responsabilidade socioambiental de empresas e de escolas. A aplicação do método foi um trabalho em parceria com colegas pesquisadores das áreas agronômica e florestal da Embrapa Rondônia.

Os artigos que abordam a aplicação da metodologia em comunidades ribeirinhas e assentamentos em Rondônia têm como primeiro autor a pesquisadora da Embrapa Rondônia, Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira, que nos anos de 2004 a 2008 aplicou a Macroeducação em trabalhos com agricultores familiares ribeirinhos, das comunidades de Cujubim Grande do Madeira e Porto Seguro e no assentamento Nilson Campos, em Jacy Paraná. Como coautores nesses artigos estão os pesquisadores Abadio Hermes Vieira, José Orestes Merola Carvalho, Michelliny de Matos Bentes-Gama e Vanda Gorete de Souza Rodrigues, todos da Embrapa Rondônia.

Para Vânia Oliveira “a Macroeducação é abrangente e se aplica a diversas situações e a importância da publicação dessas experiências está em fazer chegar essa informação à profissionais e acadêmicos de extensão rural/florestal, professores e educadores ambientais, para que possam reaplicá-las”, enfatiza.

No livro, participam como coautores os pesquisadores da Embrapa Rondônia Francisco das Chagas Leônidas, Rogério Sebastião Correa da Costa e Vanda Gorete Souza, no capítulo “Estoque de biomassa em Florestas plantadas, sistemas florestais, florestas secundárias e caatinga”.

O pesquisador Rogério da Costa destaca a relevância do assunto, especialmente sobre os sistemas florestais. “O estudo da biomassa de sistemas florestais é importante para conhecer como essa forma complexa de uso da terra contribui para o estoque de carbono na Amazônia, além de aumentar as alternativas alimentares e as possibilidades de renda das famílias”, explica.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)  / Renata Silva

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