Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008 - 07h43
A Embrapa Rondônia, em conjunto com a Embrapa Soja e a Embrapa Transferência de Tecnologia, com o propósito de incentivar e apoiar a comunidade agrícola do Rondônia, realiza Dias de Campo Arroz e Soja. Os eventos acontecem no dia 27 de fevereiro no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Vilhena, a partir das 07:30 h e no dia 29, em Cerejeiras, no mesmo horário, no sítio do senhor Anildo Ritter, que há anos contribui com o trabalho da Empresa.
A programação consta de visita aos experimentos, palestras técnicas sobre as cultivares apresentadas, práticas culturais, manejo e perspectivas de mercado das culturas de arroz e soja, objetivando levar à comunidade agrícola uma proposta de agricultura responsável e de viabilidade econômica para a região. As palestras serão ministradas pelos pesquisadores da Embrapa Rondônia, Marley Marico Utumi e Vicente de Paulo Campos Godinho, Rodrigo Luis Brogin, da Embrapa Soja, e Valter José Peters, da Embrapa Transferência de Tecnologia.
Os participantes dos eventos irão conhecer dezesseis cultivares de soja adaptadas às condições de cultivo do Estado, com ciclos precoce, médio e tardio. A diversidade de ciclos, esclarece Vicente Godinho, é importante para melhor utilização das máquinas, redução de risco climático e manutenção de produtividade satisfatória.
Com relação à cultura do arroz, serão apresentadas as variedades BRS Sertaneja, BRS Monarca e BRS Pepita, resultantes de anos de pesquisa disponibilizadas para o agronegócio do arroz, tornando-o mais produtivo, mais resistente a doenças e com alta qualidade de grãos para a indústria e para o consumidor final, enfatiza Marley Utumi, pesquisadores responsável por este trabalho. Estas variedades têm grãos longos e finos, qualidade fundamental para o mercado regional e apresentam desenvolvimento vigoroso, característica desejada pelos produtores. A BRS Monarca também deverá suprir uma carência do mercado, pois seu ciclo do plantio é maior que a variedade BRS Primavera, atualmente a mais plantada no estado de Rondônia.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com a equipe do Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Vilhena pelo e-mail: embrapa@netview.com.br ou pelo telefone (69) 3321-2564.
Fonte: Embrapa Rondônia
Jornalista responsável: Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo
Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate
A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30
Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)