Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa lança livro sobre café na região Norte


 

Ações do documento

Gente de Opinião
A Embrapa Amazônia Oriental - sediada justamente no Pará, onde o cultivo de café começou no Brasil há 282 anos - acaba de lançar o livro mais completo já produzido sobre o tema no Estado: “A Cultura do Cafeeiro no Pará”.

A obra, por ser pioneira em sua proposta, torna-se referência a produtores, extensionistas rurais, técnicos, produtores e estudantes. Seus 19 autores, em 246 páginas, enfocam a importância da cultura do café Robusta na Região Norte do Brasil, contribuindo para a valorização e o fortalecimento agronômico, econômico, ambiental e social dessa atividade.

“A Cultura do Cafeeiro no Pará” consolida informações técnicas básicas, traçando também um panorama sobre as perspectivas de crescimento nos setores da produção, agroindústria, comércio e consumo.

Três dos autores são também editores técnicos, os pesquisadores da Embrapa e engenheiros agrônomos Carlos Alberto Costa Veloso, Ismael de Jesus Matos Viégas e Eduardo Jorge Maklouf Carvalho. Carlos Veloso salienta que o livro é a primeira obra completa que revela o universo do cultivo do café em nível estadual, daí sua importância como obra de referência.

Em 11 capítulos, são abordados os temas: a importância econômica do café; a formação de mudas; a implantação e o cultivo do cafeeiro; manejo de plantas daninhas; poda, nutrição mineral e adubação do cafeeiro Conilon; principais insetos-praga; doenças; colheita e beneficiamento; comercialização, incluindo nesse capítulo uma análise do mercado e perspectivas para o Estado do Pará.  

SERVIÇO: “A Cultura do Cafeeiro no Pará” está à venda na Livraria da Embrapa Amazônia Oriental (TV. Dr. Enéas Pinheiro, s/n), por R$ 15. Informações pelo telefone 3204 1044 e sac@cpatu.embrapa.br.

Fonte: Izabel Drulla Brandão (MTb 1084/PR)
Embrapa Amazônia Oriental

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat