Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa Hortaliças destaca Agricultura Orgânica no Show Rural


 
Os resultados das pesquisas da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) na área de produção orgânica serão destaques durante o 22º Show Rural Coopavel, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, em Cascavel (PR). As tecnologias serão exibidas na Vitrine Didática de Agroecologia. De acordo com o agrônomo Vinícius Freitas, quem visitar o local poderá conhecer um pouco dos estudos que a Unidade desenvolve no campo da produção orgânica desde 2001. Ele destaca opções de substratos para produção de mudas de hortaliças, compostos orgânicos e biofertilizantes, avaliados em diferentes condições e sistemas de cultivo.

“Como resultado de atividades de pesquisa, são apresentados também algumas indicações de cultivares com melhores resultados de
produtividade, qualidade e rentabilidade, bem como o desempenho das coberturas vivas quando inseridas em sistemas orgânico de produção”, explica. A Embrapa Hortaliças vai exibir ainda três cultivares lançadas em 2009: o pepino Curumim, a pimenta Moema e a cenoura Planalto. A Unidade vai mostrar ainda a pimenta Mari, lançada em 2008.

O Curumim é um híbrido, com excelente coloração e crocância após o
processamento, destinado à elaboração de picles do tipo “cornichon” ou para consumo fresco. De acordo com o chefe-adjunto de Comunicação Negócios e Apoio da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento, o Curumim foi desenvolvido para substituir a importação de sementes de materiais de pepinos para produção de conservas. Segundo o pesquisador, esse segmento é dominado por materiais estrangeiros e representa 40% do mercado de sementes de pepino, cerca de R$ 2 milhões.

A Moema pertence ao grupo de pimentas popularmente conhecidas como “biquinho”, com frutos sem “ardume” (picância ou pungência), com bom potencial para mercado de frutos frescos ou processamento em conservas para geléias e aperitivos. O pesquisador Geovani Amaro destaca ainda a padronização dos frutos e a resistência à principal doença que ataca esse tipo de pimenta.

A outra pimenta que a Embrapa Hortaliças irá levar à Casa Embrapa, durante o Show Rural é a Mari, uma cultivar do tipo dedo-de-moça indicada para produção de conservas e de pimenta calabresa (desidratada na forma de flocos com a semente). A cultivar tem como principal característica o elevado teor de capsaicina – substância que confere o ardor nas pimentas – se comparadas com outras cultivares do mesmo gênero, e se destaca pela alta produtividade, boa uniformidade de planta e ótima qualidade do fruto. Além disso, o material apresenta extrema resistência ao vírus do mosaico e ao oídio.

Já a cenoura Planalto é recomendada para cultivo no verão, nas principais regiões produtoras do Brasil. A cultivar apresenta resistência à queima-das-folhas, nematóides e ainda a tolerância ao florescimento, o que permite maior período de plantio. De acordo com o pesquisador Giovani Olegário, as raízes da cenoura Planalto possuem de excelente uniformidade, em termos de tamanho e formato, e pouca incidência de ombro verde.

Marcos Esteves (4505/14/45v/DF - Embrapa Hortaliças)

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat