Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa estuda resíduos da agroindústria para alimentação animal



Atividades típicas da região amazônica, a extração do palmito e da semente de pupunha, do óleo de castanha-do-Brasil, da manteiga e da polpa de cupuaçu geram resíduos que, se aproveitados corretamente, podem reduzir o impacto ambiental e servir de alimento para a criação de animais. É pensando nisso que pesquisadores da Embrapa Rondônia analisam o potencial nutritivo de diferentes resíduos hoje descartados pela indústria de produtos agroflorestais no Estado. Além de ecológico, o aproveitamento pode reduzir os custos da criação animal e gerar renda extra para indústria e pequenos produtores.

A pesquisa vai analisar os resíduos gerados por uma agroindústria localizada no distrito de Nova Califórnia, na divisa com o Acre e a 370 quilômetros do centro da capital de Rondônia, Porto Velho. São 364 famílias associadas ao projeto RECA, Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado, que produzem principalmente pupunha, castanha-do-Brasil e cupuaçu.

Os pesquisadores da Embrapa Rondônia vão recolher amostras dos resíduos provenientes de diferentes etapas da produção industrial. Análises de laboratório vão indicar a composição química dos materiais, como teores de matéria seca, de gordura, de proteína, de carboidrato e de minerais, componentes importantes para a nutrição animal.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Karina Dias Salman, da Embrapa Rondônia, um dos fatores críticos para o aproveitamento dos materiais é o armazenamento. "Muitos resíduos da agroindústria possuem alto teor de umidade e deterioram rapidamente", explica a pesquisadora.

Para aumentar a vida útil dos materiais, é necessário desenvolver tecnologias para desidratá-los. Os pesquisadores pretendem estabelecer as temperaturas ideais para a secagem de cada tipo de resíduo, de modo a retirar o excesso de água sem comprometer as características nutritivas do alimento.

Fonte: Embrapa-Rondônia Daniel Medeiros (SC-02735-JP)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O cônsul geral do Japão em Manaus (AM), Masahiro Ogino visitou o Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Park, na tarde de sexta-feira

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Membros do Comitê de Crise Hídrica do Estado de Rondônia participaram de reunião realizada pelo Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assi

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), publicou no Diário Oficial da União (DOU), datado do dia 14 de março deste ano, a P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)