Domingo, 18 de maio de 2008 - 20h05
Produtores de leite participam de curso sobre manejo de pastagem
No manejo de pastagens o principal objetivo é assegurar a produtividade animal a longo prazo, mantendo-se a estabilidade de produção e a persistência das forrageiras. Para o melhor entendimento das técnicas de manejo de pastagem é preciso entender os conceitos básicos que o oriente em relação a esta técnica.
Estes conceitos serão repassados por pesquisadores da Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e por técnicos da Emater-RO durante o curso de manejo de pastagem e formação de capineira que acontece de 19 a 21 de maio em Cacaulândia/RO no auditório da Ceplac.
Irão participar desta capacitação produtores de leite ligados aos laticínios parceiros do Projeto Leite e Derivados nas Regiões de Ariquemes e Ji-Paraná, projeto construído na metodologia Gestão Estratégica Orientada para Resultados, GEOR, coordenado pelo Sebrae, e que tem como objetivo geral promover o aumento da produção, produtividade e qualidade do leite, enfocando o aprimoramento da gestão e o desenvolvimento sustentável do setor leiteiro, explica Raimundo de Carvalho, Coordenador Estadual do Projeto.
O curso tem por objetivo capacitar agricultores familiares para o manejo adequado das pastagens e para o uso de capineira e cana-de-açúcar visando aumentar a produção e a produtividade leiteira, para que produtores tenham na sua propriedade alimento para o rebanho o ano inteiro. A suplementação alimentar, durante o período de estiagem, torna-se indispensável, visando a amenizar o déficit nutricional do rebanho, salienta Ana Karina Salman, pesquisadora da Embrapa Rondônia e instrutora do curso. Dentre as alternativas tecnicamente viáveis para assegurar um melhor padrão alimentar dos rebanhos durante a época de escassez de forragem é a utilização de capineiras e da cana-de-açúcar para suplementação volumosa, enfatiza a pesquisadora.
Com o manejo adequado de pasto e com a formação de capineira o produtor terá um aumento na produção animal e na produtividade do sistema, ou seja, sem aumentar o rebanho o produtor pode produzir maior quantidade de leite, esclarece Claudio Ramalho Townsend, pesquisador da Embrapa Rondônia e instrutor do curso.
Manejar uma pastagem significa manter o equilíbrio do sistema solo-planta-animal considerando as condições climáticas para produção, utilização e persistência das plantas forrageiras. Em termos práticos, um animal em pastejo representa a forma mais simples do sistema solo-planta-animal. O solo é a base do sistema e atua como fonte de nutrientes para a pastagem. A planta é a fonte de nutrientes para o animal e atua como modificador das condições físicas e químicas do solo. O animal atua como modificador das condições do solo e da planta.
Fonte: Embrapa - Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual