Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ecoponto para uso público

Destino adequado para lixo eletrônico


Ecoponto para uso público - Gente de Opinião

O Sebrae em Rondônia aderiu à I Campanha de Coleta do e-lixo da empresa WR Ambiental (lixo eletrônico) e até o final do mês haverá uma brigada de coleta no pátio do estacionamento interno das motos na sede do Sebrae. Trata-se de ação de sensibilização e promoção da destinação correta desse resíduo no meio ambiente, em comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico (e-lixo), no dia 13 de outubro.

 

O e-lixo compromete o meio ambiente e equilíbrio ecológico quando não descartado corretamente, poluindo o lençol freático com os compostos presentes nos utensílios eletrônicos. Muitas vezes o descarte não especializado libera substâncias tóxicas que estão presentes nesses equipamentos e contaminam o solo, as águas superficiais e as subterrâneas. A contaminação dos recursos naturais afeta a fauna, a flora e as pessoas, além de impactar nos sistemas ecológicos e produtivos. A saúde humana tem sido prejudicada pelo despejo inadequado do e-lixo em espaços abertos e nos lixões. São detritos que liberam substâncias como mercúrio e cádmio contidos em chips e placas de circuitos impressos, quando estes elementos interagem com o solo também provocam a emissão de gases poluentes. Metais pesados como chumbo e bário estão contidos em monitores e câmeras de TV e ao serem liberados na natureza atingem águas subterrâneas contaminando-as. Lembrando que lixo eletrônico é todo e qualquer tipo de material produzido a partir do descarte de equipamentos eletrônicos.

 

Vamos fazer a diferença e sensibilizar nossos clientes, amigos, famílias, parceiros, fornecedores e demais atores da sociedade a somar com a campanha. O Ecoponto vai além do uso pelos colaboradores do Sebrae, é de uso público. Desse modo, as portarias da Sede do Sebrae em Rondônia estão orientadas a recepcionar qualquer interessado em descartar seus eletrônicos enquanto durar a parceria.

Mais Sobre Meio Ambiente

Garimpagem: o grande vilão

Garimpagem: o grande vilão

Além das hidrelétricas, da queda natural gerada pelo fluxo das águas, da forte trepidação dos potentes motores dos empurradores de balsas, um outro  p