Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Dias de Campo reúnem 500 produtores rurais


 
Para levar aos pequenos produtores da Zona da Mata e do Vale do Guaporé conhecimentos atualizados sobre a condução tecnificada de cafeeiros e o manejo adequado de gado leiteiro, uma força-tarefa de agrônomos e zootecnistas da Emater/RO e técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes) realizaram no último fim de semana uma maratona de trabalho em Novo Horizonte e Alvorada do Oeste, municípios que devem surpreender no ranking de safras deste ano.

No sábado, em Novo Horizonte , cerca de 220 dos maiores produtores de leite do município reuniram-se pela manhã e à tarde na Escola Estadual Marechal Rondon no “I Simpósio Leiteiro” para ouvir palestras sobre nutrição, genética, sanidade e assistência técnica, a cargo de veterinários do escritório da Emater em Rolim de Moura e também de empresas especializadas na área. Em uma delas, o especialista Fernando Bosco mostrou aos produtores as imensas possibilidades de expansão do mercado nos próximos anos.

“O consumo de leite per capita no Brasil é de cerca de metade do volume registrado na América do Norte: são 90 litros por habitante por ano, contra até 240 litros entre os canadenses e norte-amercianos. Eles já estão alcançando seus limites de produção, por causa do esgotamento do espaço territorial dedicado a esta atividade, e nós temos muito o que caminhar”, afirmou Bosco, que presta serviços a uma empresa especializada em produtos do setor.

Em seguida, a veterinária da Emater em Porto Velho , Gilvânia Nascimento, apresentou dados como o total do rebanho do município de Novo Horizonte - 110.286 cabeças (IBGE, 2007) – e explanou sobre as melhores variedades de forrageiras para a época de chuvas, bem como outros aspectos da nutrição do gado com aptidão leiteira. À tarde, houve palestras sobre a administração de propriedades rurais e a importância do apuro genérico de matrizes para os ganhos de produtividade, entre outros temas.

Veteranos em campo - Na mesma tarde, a equipe da Seapes, liderada pelo chefe de gabinete, Evaldo de Lima, que representou o secretário Marco Petisco, dirigiu-se a Alvorada do Oeste, onde estava acontecendo na Linha 118 um Dia de Campo de muito sucesso, com a presença de 250 cafeicultores. Os visitantes foram recebidos na propriedade de um dos pioneiros no plantio de café no estado, a família Sisconetto, cujo patriarca, José Sisconeto, administra um plantio de nada menos que 63 000 pés de café desde 1992.

Com o sistema de estações, os produtores foram apresentados a toda a seqüência de procedimentos e tratos culturais que devem ser observados na condução tecnificada de cafeeiros, com destaque para a palestra do especialista da Emater de Ouro Preto do Oeste, Benedito Alves, que destacou os itens colheita, armazenagem e comercialização.

“Fico admirada de ver quanta coisa está em volta do que nós fazemos aqui na roça e que a gente não sabia”, afirmou a produtora Doralice Souza Knopf, do distrito de Terra Boa, depois de  ouvir as explicações de Benedito Alves sobre como funcionam as vendas FOB (Free on Board), quando o produtor recebe o valor de sua safra livre de fretes, e sobre como defender-se de possíveis manobras dos operadores de máquinas na hora de beneficiar sua produção.

“Reside exatamente nesta integração entre os produtores que já tecnificaram sua produção, aqueles que buscam conhecimentos mais aprofundados e nossas equipes de assistência e extensão rural a maior importância destes eventos, que serão realizados de modo sistemático, ao longo de todo o ano, em muitos outros municípios”, afirmou Evaldo de Lima. A força-tarefa teve também a participação do chefe de gabinete da Emater, Domingos Prieto, e do diretor técnico, José Tarcísio.
 
Fonte: A/I SEAPES 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)