Sexta-feira, 26 de outubro de 2007 - 21h24
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que 20 novas operações de contenção de crimes ambientais serão postas em prática nos próximos dias, a fim de deter o avanço do desmatamento na Amazônia.
Após reunião com representantes dos ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Agrário, e da Casa Civil, a ministra informou que estão em prática 23 dessas operações, coordenadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
As novas operações serão nos estados que apresentaram aumento nos níveis de desmatamento, especialmente Pará, Rondônia e Mato Grosso.
"Vamos movimentar as equipes. Da mesma forma que se tem um problema na favela da Rocinha e acontece outro no Alemão, você movimenta suas equipes para lá. É o que estamos fazendo", explicou Marina Silva.
As operações do Ibama contam com o apoio da Polícia Federal, do Exército e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Elas fazem parte do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, que desde 2004 monitora os níveis de desmatamento.
Segundo a ministra, em algumas regiões é grande a tensão entre os fiscais do meio ambiente e a população local. "Os madeireiros incitam a população inocente contra os nossos fiscais, o que gera situações de risco", explicou.
Por isso, o ministério também conta com o apoio da Força Nacional de Segurança, que atua no município de Buriticupu, no estado do Maranhão, para controlar conflitos na reserva biológica de Gurupi. "A Força será convocada sempre que se fizer necessário", completou Marina Silva.
Mariana Jungmann
Agência Brasil
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir