Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

DESMATAMENTO EM RONDÔNIA: Marina anuncia ações


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que 20 novas operações de contenção de crimes ambientais serão postas em prática nos próximos dias, a fim de deter o avanço do desmatamento na Amazônia.

Após reunião com representantes dos ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Agrário, e da Casa Civil, a ministra informou que estão em prática 23 dessas operações, coordenadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As novas operações serão nos estados que apresentaram aumento nos níveis de desmatamento, especialmente Pará, Rondônia e Mato Grosso.
"Vamos movimentar as equipes. Da mesma forma que se tem um problema na favela da Rocinha e acontece outro no Alemão, você movimenta suas equipes para lá. É o que estamos fazendo", explicou Marina Silva.

As operações do Ibama contam com o apoio da Polícia Federal, do Exército e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Elas fazem parte do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia  Legal, que desde 2004 monitora os níveis de desmatamento.

Segundo a ministra, em algumas regiões é grande a tensão entre os fiscais do meio ambiente e a população local. "Os madeireiros incitam a população inocente contra os nossos fiscais, o que gera situações de risco", explicou.

Por isso, o ministério também conta com o apoio da Força Nacional de Segurança, que atua no município de Buriticupu, no estado do Maranhão, para controlar conflitos na reserva biológica de Gurupi. "A Força será convocada sempre que se fizer necessário", completou Marina Silva.

Mariana Jungmann
Agência Brasil
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)