Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Desenvolvimento e conservação para a Amazônia


Desenvolvimento e conservação para a Amazônia - Gente de Opinião

Henrique Nery Cipriani*
*Engenheiro Florestal, pesquisador na Embrapa Rondônia
E-mail: henrique.cipriani@embrapa.br


A floresta amazônica deve ser celebrada por sua beleza, biodiversidade, importância para manutenção do clima global entre muitos outros atributos. A área remanescente da floresta amazônica é estimada em 70%, ou 3 milhões de km², sendo a maior floresta tropical do mundo. Mais de 90% da floresta encontra-se distribuída pelos estados da região Norte do Brasil, que fazem parte da Amazônia Legal.

Teoricamente, a floresta amazônica tende a permanecer relativamente bem conservada, visto que 40% da Amazônia Legal são ocupados por unidades de conservação e reservas indígenas, proporção que cresce anualmente. Além disso, segundo o Código Florestal, a área de reserva legal em propriedades rurais da região pode chegar a 80 %, sendo a mais restritiva, se comparada ao restante do país.Gente de Opinião

Com base nesses valores, é possível inferir como o valor, ecológico e econômico, da floresta amazônica (em pé) é reconhecido. Paradoxalmente, a região Norte é uma das menos desenvolvidas do país. Afinal, os amazônidas não vivem somente dos produtos extraídos da floresta. A maior parte de tudo o que consumimos provém de espécies exóticas (carne, verduras, roupas, etc.). Para suprir a demanda por esses produtos, os estados amazônicos têm duas opções: produzir em seus territórios, ou importar de outros estados e países, que já derrubaram maiores extensões de floresta.

O nível de desmatamento na Amazônia está acima do tolerável, provavelmente porque os responsáveis acreditam que derrubar a floresta para cultivar produtos de origem exótica é a melhor maneira de crescer economicamente, imitando os estados mais desenvolvidos. Porém, muitas áreas desmatadas são subutilizadas, o que não diminui a pobreza e promove a degradação ambiental. Percebe-se que há muito desconhecimento, por parte desses atores, em relação aos usos que se podem dar à floresta e à própria área recém-aberta.

O que parece ser um problema é, na verdade, uma grande oportunidade para os estados da região amazônica, que têm a possibilidade de mostrar que é possível conciliar o desenvolvimento com a conservação ambiental. Para isso são necessários empreendimentos rurais produtivos e rentáveis, que reduzem a pressão para abertura de novas áreas. Nesse quesito, a Embrapa possui papel fundamental, especialmente as unidades da região amazônica.

Nessas unidades são desenvolvidas tecnologias que, não só permitem aumentar a produtividade de pastagens, culturas agrícolas e florestais, com maior conservação do solo e da água, como tecnologias que permitem o uso sustentado da floresta, através do manejo florestal de produtos madeireiros e não madeireiros. As pesquisas com sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) têm se intensificado, e poderão resultar em modelos alternativos de aproveitamento da propriedade.

Muitas tecnologias já estão disponíveis. O desafio é torná-las conhecidas e aplicá-las. Para isso, é necessária maior integração da Embrapa com agentes governamentais e a sociedade civil, visando à formalização de parcerias e a difusão do conhecimento. Somente assim serão desenvolvidos empreendimentos rurais que contemplem as peculiaridades regionais e contribuam para a inclusão social, o crescimento econômico e a conservação do meio ambiente.
 

Fonte: Embrapa / Renata Kelly da Silva
 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)