Domingo, 4 de maio de 2008 - 13h36
Daniel Panobianco - O terceiro evento de friagem de 2008 já é o mais duradouro dos últimos 10 anos no Estado de Rondônia durante o mês de maio. Desde 1998, o ar frio não era registrado por dias seguidos. Naquele ano, uma expressiva frente-fria chegou na tarde do dia 15 derrubando as temperaturas em todas as regiões. No dia 16, a temperatura mínima foi de 16°C e a máxima não passou de 22°C em Vilhena.
No dia 17, mais um recorde de frio. A mínima foi de 13°C e a máxima de apenas 19°C. Nos dias 18 e 19, a mínima foi de 12°C e a máxima chegou aos 28°C. E por fim, no dia 20, a mínima chegou a 16°C e a máxima aos 29°C.
Foram 6 dias de frio consecutivo em solo rondoniense. A atual friagem, que chegou ao Estado na terça-feira à noite completa hoje 6 dias de atuação, com registro de menor temperatura ontem de 14°C em Vilhena e a menor do Estado na cidade de Cabixi, divisa com a Bolívia e o Estado de Mato Grosso, apenas 12,8°C.
Hoje, a mínima foi de 15°C em Vilhena e 17°C na região central do Estado, entre Cacoal e Ji-Paraná. Em Porto Velho, a estação automática do INMET registrou 21°C e na região de Comodoro, que faz divisa com Vilhena, a mínima chegou aos 14,2°C.
Em Rondônia, as friagens não costumam durar mais que 3 dias, pela climatologia atual. Ainda segundo a mesma, em média são de 3 a 5 friagens por ano no sul da Amazônia, mas vemos que essa regra não tem mais valia há 10 anos. São em média, 10 friagens por ano.
Uma nova friagem, a quarta do ano, já é sinalizada para o próximo final de semana na região. Desta vez menos intensa e duradoura, mas mesmo assim, capaz de influenciar o tempo na região.
Dados: CPTEC/INPE - INMET - REDEMET - Weather Underground
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)