Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Defesa Civil e Semas vistoriam áreas propensas a alagações


 A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciou ontem um trabalho de visitação às casas de famílias que foram atingidas pela cheia do rio Madeira no ano passado. Em 2007, 23 famílias afetadas pelas enchentes foram retiradas pela prefeitura e receberam auxílio-moradia durante o período de alagação, sendo 13 na zona urbana e 10 na área rural. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente coronel PM Reinaldo Raimundo da Silva, na quinta-feira (7/02) a cota do rio atingiu 14,91 metros, sendo que em 2007, neste mesmo dia, a cota registrada foi de 13,28 metros. Até a manhã de quinta-feira (07/02) nenhuma família havia sido atingida pela água. 

O coordenador da Defesa Civil explica que o órgão recebe relatórios diários sobre a possibilidade de chuva e a cota de água do rio Madeira da Secretaria Nacional de Defesa Civil (ligado ao Ministério de Integração Nacional), do Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam) e do Porto da Hermasa, o que permite plenas condições de prestar o apoio necessário para a população ribeirinha. 

Ele informa que a retirada de famílias e a concessão do auxílio-moradia só são efetuadas através de uma vistoria e um relatório da Defesa Civil, ou de um laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros. “Só serão retiradas as famílias cujas casas não oferecerem condições de moradia”, afirma. 

A Defesa Civil disponibiliza três telefones que podem ser utilizados para os casos de necessidade de apoio, que são: 3901 3020, 9961 3416 e 9983 1365.


Fonte: Ascom - Ana Aranda


Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat