Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Declaração da vacina contra aftosa só até esta terça-feira, dia 22


Termina nesta terça-feira (22) o prazo para que os produtores rurais de Rondônia apresentem ao Governo do Estado a declaração comprovando que vacinaram seus rebanhos bovinos contra a febre aftosa. De acordo com o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Lorival Amorim, a informação deve ser repassada a um dos 74 postos instalados nos 52 municípios do Estado, pois só assim o governo terá a certeza de que os cerca de 12 milhões de cabeça de gado estão imunes à febre aftosa, garantindo ao Estado a manutenção do status de livre da doença através da vacinação.

Antes mesmo de obter todos os dados, o governador Ivo Cassol vem agradecendo a parceria dos produtores, destacando que a vacina resulta na geração de mais emprego e renda por abrir novos mercados consumidores da carne e derivados bovinos.

Lorival Amorim disse que o otimismo do governo deve-se ao fato de todas as vacinas terem sido vendidas e aos escritórios da Idaron que estão sempre lotados nos últimos dias. Isso significa, segundo ele, que os produtores estão atendendo à convocação do governador Ivo Cassol, de não só vacinar o rebanho, mas, também apresentar a declaração, possibilitando melhor controle por parte do Estado, que tem trabalhado intensamente com vistas à erradicação da aftosa.

"É bom lembrar, que os produtores que não vacinaram o rebanho irão pagar multa de R$ 84 por cabeça, enquanto os que não comunicarem à Idaron até esta terça-feira pagarão R$ 84 por propriedade", reforçou o presidente da Idaron, destacando que a próxima campanha contra a aftosa está prevista para o período de 15 de outubro a 15 de novembro deste ano.
 

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)