Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Debate na TV: Sedam esclarece e faz alertas



A secretária de Estado do Meio Ambiente, Nanci Maria Rodrigues da Silva, participou nesta quinta-feira (23) de um debate sobre queimadas. A iniciativa foi da Rede TV, no programa Rede de Opiniões, apresentado pelos jornalistas Alizângela Lima e Martins Júnior.

O debate contou com a presença do secretário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), José Carlos Gadelha, e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Lioberto Caetano de Souza.

Durante o debate na Rede TV, a secretária Nanci Rodrigues, explicou que este ano a Sedam, através do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, já vêm realizando ações para coibir o uso inadequado do fogo nos períodos de estiagem, quando ocorrem as maiores incidências de queimadas.

Segundo ela, foi organizada uma força-tarefa para combater o problema das queimadas e intensificar a punição aos responsáveis pelos focos.

Ela destacou o funcionamento das coordenadorias da Sedam, como a de Proteção Ambiental, que promove fiscalização preventiva, investigativa e repressiva para reduzir os focos de queimadas em pólos distintos de acordo com os quadros emergenciais de cada região.

A Coordenadoria de Educação Ambiental que tem realizado ações de prevenção e combate as queimadas, na capital e interior do Estado, contando com os Escritórios Regionais de Gestão Ambiental e os Grupos de Agentes Ambientais Voluntários, que promovem atividades educativas e de proteção ambiental, o que contribui com a melhoria da qualidade do ambiente em que vivem.

Para reforçar o trabalho dos agentes ambientais o governo do Estado entregou este mês, dez veículos para atender aos municípios no controle e combate ao desmatamento e as queimadas. Foram beneficiados os municípios de Alta Floresta, Ariquemes, Machadinho e Porto Velho.

O secretário da Sema, José Carlos Gadelha, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Caetano, reafirmaram as parcerias com a Sedam no trabalho de combate as queimadas e juntos pediram apoio da população do Estado para dizer não as queimadas e denunciar. “Queimar é crime e não podemos mais tolerar as queimadas urbanas, em fundos de quintal, que tem cada vez mais afetado a saúde da nossa população”, disse José Gadelha.

Fonte: Marilza Rocha

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)