Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

DEBATE: Acordo da Guiana e Inglaterra sobre Amazônia


A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional se reúne às 10 horas para discutir o anúncio feito pelo presidente da Guiana, Bharrat Jadeo, de que vai negociar a preservação da floresta amazônica de seu país em troca de recursos para o desenvolvimento.  Essa informação foi publicada no último dia 28 no jornal O Globo, na coluna do jornalista Elio Gaspari.  Segundo o jornalista, está previsto que a floresta da Guiana, que faz fronteira ao Sul com o Brasil, será administrada por uma organização internacional da Inglaterra, que colonizou aquele país até 1966.

Como a Guiana é membro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônico (OTCA), fórum em que se discute a integração entre os países amazônicos, o Ministério das Relações Exteriores enviará para a audiência o diretor do Departamento da América do Sul II, ministro João Clemente Baena Soares, e o conselheiro Fernando Coimbra, da área do meio ambiente do Itamaraty.

A presidente da comissão, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), defende uma posição oficial da diplomacia brasileira.  "Muito nos preocupa a presença estrangeira na administração dos recursos naturais num bioma amazônico, isso é tudo o que não queremos na Amazônia brasileira", disse.

A deputada, porém, esclarece que não é contra a entrada de recursos internacionais para o financiamento do desenvolvimento da Amazônia, mas avalia que "o Brasil não pode abrir mão da formulação e condução dos projetos conservacionistas na região, sob pena de colocar em risco a soberania".

Fonte: Agência Câmara - Amazônia.org

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat